Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Passo a passo do bolo brigadeiro sem leite condensado

Não, infelizmente, não se trata de uma receita de família (ao menos, da minha família). Descobri o delicioso bolo brigadeiro sem leite condensado por acaso. Em visita ao árabe Monte Líbano no ano passado, quase ao fim do serviço, a proprietária Alice Maatouk ganhou uma festa surpresa da filha Regina e de amigas que trabalham […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h36 - Publicado em 27 mar 2012, 19h43
 (/)
Continua após publicidade

Não, infelizmente, não se trata de uma receita de família (ao menos, da minha família). Descobri o delicioso bolo brigadeiro sem leite condensado por acaso. Em visita ao árabe Monte Líbano no ano passado, quase ao fim do serviço, a proprietária Alice Maatouk ganhou uma festa surpresa da filha Regina e de amigas que trabalham na região da Rua 25 de Março, onde fica o restaurante. A atração era o tal bolo, que foi servido também aos poucos clientes que ainda estavam no salão. Não fui reconhecido por elas e recebi uma fatia da guloseima. De tão boa, quando voltei à redação, publiquei um post contando a experiência.

Imediatamente, a leitora Niami Correia pediu a receita, que foi ao ar três dias depois. Tornou-se o assunto mais acessado do blog. Um sucesso. Para celebrar a data, resolvi fazer um passo a passo da receita, que você confere aqui:

chef_arnaldo

Para evitar erros: antes de por a mão na massa, separe todos os ingredientes (Foto: Arnaldo Lorençato)

Massa

É bem fácil, basta seguir a receita.

Dicas: 1. evite os achocolatados e prefira o chocolate em pó. 2. tome cuidado com o tempo de forno, porque esse bolo fica bem alto e demora para assar. Foi necessária quase 1 hora para ficar pronto.

Continua após a publicidade

#gallery-3 {
margin: auto;
}
#gallery-3 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-3 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-3 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Recheio e cobertura

Embora a recomendação seja usar 3 colheres (sopa) de amido de milho, sugiro que essas colheres sejam bem cheias ou se utilize quatro delas.

#gallery-4 {
margin: auto;
}
#gallery-4 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-4 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-4 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Montagem

Como se trata de um bolo de massa mais sequinha (pelo menos, o meu ficou), não se esqueça de regar bem com leite como recomenda a receita.

Dicas: 1. no lugar do leite para umedecer a massa, use vinho do Porto puro ou diluído em um pouco água ou um licor como Baileys ou Amarula diluído em leite. 2. acrescente no recheio uma camada de frutas vermelhas como morango picado, mirtilo ou amora.

#gallery-5 {
margin: auto;
}
#gallery-5 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-5 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-5 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Para enfeitar

Vão bem os chocolates gourmets com alto teor de cacau. Como são mais amargos, estabelecem um delicioso contraste com o creme ao estilo brigadeiro. Frutas como o morango dão um colorido especial.

Para acompanhar

Como se trata de um bolo com muito chocolate, sirva com vinho do Porto ou o Malamado, espécie de Porto argentino feita da uva malbec.

bolo_vinho

Dica para acompanhar: vinho do Porto ou Malamado (Foto: Arnaldo Lorençato)

 

Publicidade