Existe uma São Paulo ancestral e ainda campesina. Venho falando dela com alguma frequência tanto aqui no blog quanto nas páginas da Vejinha. Numa cidade que se esparrama por 1 521,11 quilômetros quadrados, felizmente, ainda sobra algum espaço para o mato verde, uma área para plantar e para colher. Essa formidável metrópole rural foi mapeada no projeto Ligue os Pontos, resultado de um financiamento da Bloomberg Philanthropies.
O projeto traz uma iniciativa muito especial que já abordei anteriormente (clique aqui para ler): a dupla de selos físicos Aqui Tem Produção de Sampa, que destaca cinquenta lugares, entre restaurantes, empórios, mercados e feiras orgânicas que compram de produtores locais, e o Nós Fazemos a Sampa+Rural, destinado a agricultores, hortas urbanas, mercados, pontos de ecoturismo, iniciativas da sociedade civil e políticas públicas ligadas à agricultura sustentável e à alimentação saudável, distribuído inclusive às 899 feiras livres da capital, onde podem ser encontradas algumas das hortaliças e das frutas paulistanas de raiz.
Todos os selos estampam ainda um QR Code no qual se obtém informações sobre o estabelecimento assim como dados sobre o projeto. A proposta é dar visibilidade a locais e organizações que estão usando a produção da própria cidade. Tudo está reunido e pode ser conferido na plataforma digital Sampa+Rural, na qual estão cadastrados 1.400 participantes.
Para divulgar e dar mais visibilidade à dupla dupla de selos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo promove um encontro virtual no Facebook nesta terça (25), às 15h. Participam a chef argentina Paola Carosella, que compra produtos paulistanos para o restaurante Arturito, o articulador de campo e mercados do projeto Ligue os Pontos Arpad Spalding, o urbanista do Ligue os Pontos Mathews Lopes, a analista de políticas públicas e gestão governamental do Ligue os Pontos Lia Palm e as agricultoras Luzia Souza da Silva (Marsilac) e Terezinha dos Santos Matos (São Mateus). A mediação da engenheira florestal e gestora do Ligue os Pontos Nicole Gobeth. Na coordenação, estão as secretárias municipais Aline Cardoso (desenvolvimento econômico, trabalho e turismo) e Marta Suplicy (relações internacionais).
Lançamento oficial dos selos Nós fazemos a Sampa+Rural e Aqui tem Produção de Sampa, do projeto Ligue os Pontos
Terça (25), às 15h.
Transmissão no facebook.com/spsmdet
Conheça mais o projeto Ligue os Pontos neste vídeo:
+ Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma