Avatar do usuário logado
OLÁ,

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Loup promove eventos de culinária brasileira e tem o Pantanal na estreia

A estreia do projeto inédito tem como convidado o chef sul-mato-grossense Paulo Machado que monta menu com receitas típicas da região central do Brasil

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 ago 2022, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fenômeno na TV com a novela da Globo, o Pantanal é tema do primeiro de uma série de eventos intitulados Loup Convida. Para elaborar os pratos típicos da região escolhidos para a estreia nesta sexta (19), o restaurateur Daniel Sahagoff traz à capital o chef sul-mato-grossense Paulo Machado, autor do livro Cozinha Pantaneira, radicado em Barcelona e integrante do programa Brasil em Sabores do Ministério das Relações Exteriores para divulgar a gastronomia nacional pelo mundo.

    No menu que permanece em cartaz até 4 de setembro, Machado propõe uma sequência de cinco pratos, além de um belisco — a chipa, pão de queijo dos paraguaios, sobre requeijão cremoso mineiro. 

    O menu pantaneiro (320 reais por pessoa) tem como entrada chipaguaçu, uma delicada torta de milho no formato de uma empanada, na companhia de um shot de tereré, a infusão feia da erva-mate com outras folhas.

    retrato de Paulo com chapéu
    Paulo Machado: chef se inspira no Pantanal (Lucas Possiede/Divulgação)

    Os pratos principais são um trio: o macarrão de comitiva (massa seca longa quebrada com carne de sol) que chega al dente e ao qual o chef acrescenta ervas frescas; o pintado empanado no urucum com arroz ao perfume de pequi e chips de mandioca; um duo de bife de chorizo e bife ancho orgânicos de gado pantaneiro (uma delícia cheia de sabor) servido apenas com a ótima farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul, cidade acreana. As carnes são fornecidas pela Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica Sustentável (ABPO).

    Continua após a publicidade

    Na sobremesa, chega o doce de leite do Rio da Prata com banana flambada na cachaça e polvilhada de canela mais  sorvete de tapioca. Encerra-se assim o banquete do Pantanal.

    Em outubro, o Loup Convida recebe o chef Enio Valli do Guri Cozinha de Origem, restaurante de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, região da Serra Gaúcha.

    Loup
    Rua Doutor Mário Ferraz, 528, Itaim Bibi, tel. 3078-1089 | 3078-0484 (reservas).

    Continua após a publicidade

    Assine a Vejinha a partir de 9,90 mensais

    Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

    Facebook: Arnaldo Lorençato

    Instagram: @alorencato

    Continua após a publicidade

    Twitter: @alorencato

    Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

    Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

    Publicidade

    Publicidade