Avatar do usuário logado
OLÁ,

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: Dalmo Bárbaro (1937-2019)

Fundador do restaurante com três unidades no litoral paulista e uma filial na capital, o empresário morreu no domingo (24)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h33 - Publicado em 25 fev 2019, 16h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre os paulistanos com mais de 30 anos, há quem se lembre com saudade da simplicidade do primeiro Dalmo Bárbaro, aberto em Bertioga no início da década de 60. Com o passar dos anos, o restaurante se sofisticou, ganhou filiais como a famosa unidade na praia da Enseada, no Guarujá, e subiu a serra duas vezes. Criador do conhecido endereço litorâneo, o empresário Dalmo Bárbaro, de 81 anos, morreu na noite de ontem, o domingo (24).

    De saúde frágil, Dalmo tinha doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Foi vitimado por uma parada cardíaca e sepultado no Cemitério Municipal de Cunha, cidade onde nasceu, nesta segunda (25).

    Apesar da idade avançada, o restaurateur, que deixa a esposa Fátima, três filhos e dois netos, costumava dar expediente de quarta a domingo. Eram os dias de funcionamento do restaurante instalado naquele que foi o mais luxuoso balneário do litoral paulista. Certamente, os clientes sentiram sua ausência, bem como de novas receitas com sua assinatura, já que ele foi o responsável pela criação do cardápio em cartaz até hoje.

    lo3d6278.jpeg
    Dalmo Bárbaro: unidade paulistana no Itaim Bibi (Mario Rodrigues/Veja SP)

    Vale a pena voltar no tempo para conhecer a história do restaurante. Fundado em 1963 em Bertioga, Dalmo Bárbaro nasceu como uma simplona casa de beira de estrada. Deu tão certo desde a inauguração que ganhou um segundo endereço na Rodovia Rio-Santos. Em 2001, surgia a mais famosa unidade, a da praia da Enseada, no Guarujá.

    Continua após a publicidade

    Houve uma primeira tentativa de se fixar em São Paulo entre 1995 e 2002, mas sem êxito. O retorno à capital foi em 2015. Atualmente, cada uma das casas é administrada por um membro da família. A unidade paulistana  é tocada por Rafael Dalmo, filho do fundador, nascido de seu segundo casamento, com dona Fátima.

    A rede conquistou fãs célebres, como o empresário e apresentador Silvio Santos, que já a contratou para preparar jantares comemorativos em sua casa. Cliente antigo, Chiquinho Scarpa, que gosta de ostentar o título de conde, virou até nome de um prato.

    Os restaurantes voltam a funcionar normalmente a partir desta terça (26).

    Continua após a publicidade

    Com reportagem de Saulo Yassuda

    Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

    Publicidade
    Publicidade