É por uma boa causa. Todo ano, a rede de lanchonetes McDonald’s promove o McDia Feliz. Na data marcada, 29 de agosto, toda a renda obtida com a venda do big mac é destinada para a campanha de combate ao câncer infanto- juvenil.
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Dessa vez, a cadeia americana decidiu inovar e realiza uma prévia, chamada de #EsquentaMcDia. Em vez de usar uma de sua lojas, adota como sede a House Of Food, uma cozinha compartilhada, em Pinheiros. O evento acontece em duas oportunidades e com diferentes chefs convidados.
“O McDia Feliz é a maior campanha do país para arrecadação de fundos para a causa do câncer infanto-juvenil. Para engajar ainda mais o nosso público, trazemos o sanduíche como protagonista do #EsquentaMcDia. Contamos com o total apoio dos chefs e da House of Food”, explica Helio Muniz, diretor de comunicação corporativa do McDonald’s.
Esse esquenta conta com as participações de Bruno Alves, da extinta hamburgueria Kod Burguer, hoje funcionando sem loja física e de maneira itinerante, e de Carlos Bertolazzi, apresentador do programa Cozinha Sob Pressão, do SBT, e sócio do Zena Caffè. Cada um à sua maneira vai criar uma versões diferentonas do mais clássico hambúrguer do McDonalds, o big mac.
A estreia será com Alves no próximo sábado, 8 de agosto. O cozinheiro prepara um hambúrguer com coxão duro, acém e capa de filé. Em vez do molho tradicional, entra molho de queijo cheddar. No lugar do picles, ele empana e frita o pepino. Adiciona também cubos de bacon e cebola ao shoyu. A batata será temperada com páprica e curry.
A dupla de bifes de carne moída é mais carnuda que os convencionais. Cada um deles tem 110 gramas, enquanto os clássicos do big mac pesam 44 gramas.
Bertolazzi entra em cena no sábado, 15 de agosto. “É a primeira vez que o McDonald’s muda a receita do sanduíche no Brasil”, diz Bertolazzi.
As interferências do chef começam na carne. Será uma mistura de acém, patinho e bacon. Ele retirou o picles, a alface e a cebola. Substituiu esses ingredientes por cubos de tomate verde cozidos na calda de vinagre e cebola-roxa crocante. O lanche também será mais carnudo como o de seu colega Alves, com dois hambúrgueres de 100 gramas cada um, mais uma fatia de cheddar.
Por outro lado, Bertolazzi conta que optou por não fugir muito da ideia original para que as pessoas pudessem reconhecer um big mac. “Por isso, mantive o pão e o molho especial”, explica. Como se trata de um combo, o chef alterou também a batata, que ganhará o tempero de alecrim e alho.
Tanto no dia 8 quanto no dia 15, o público encontrará somente o combo completo, composto de sanduíche, batata e bebida a 25 reais. A previsão é vender 1.500 lanches em cada dia. Toda a renda obtida com a venda dos combos, descontados os impostos, será doada para o combate do câncer infanto-juvenil como informa a assessoria de comunicação do McDonald’s. No caso do McDia Feliz, essa política vale apenas para o big mac.
#EsquentaMcDia
House Of Food
Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 57, Pinheiros.
Sábados, 8 e 15 de agosto, das 11h às 23h (ou até o fim do estoque).
Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Espaguete cacio e pepe, do chef Carlos Bertolazzi
+ Galette de ovo, presunto e emmental, do Sarrasin
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