Na reta final e com apenas cinco competidores nesta terça (20), o MasterChef Profissionais perdeu no programa anterior o grande favorito de público e dos chefs: André Pionteke. O curitibano com pinta de campeão se deu mal na prova com produtos fermentados.
O participante escolheu fazer uma copa lombo com kimchi, a acelga coreana fermentada com pimenta vermelha em pó, e decepcionou o paladar dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio).
Depois do anúncio feito por Jacquin, Paola se debulhou em lágrimas, para usar uma expressão do campo. Nunca houve uma eliminatória tão emotiva em quaisquer das temporadas do reality show.
Para permanecerem na disputa, os cinco remanescentes terão uma prova tensa logo na abertura do episódio. Serão o obrigados a elaborar um bolo espelhado, famoso com o nome entremet. Além de ter um brilho impecável no exterior proporcionado pela cobertura conhecida como glaçagem, o interior deve apresentar camadas perfeitas ao ser cortado.
Nem precisa dizer que o modo pânico se instalará em meio às bancadas, mesmo se tratando de profissionais. Aliás, o climão já vem da semana anterior, quando Daniel mandou Manoela para a prova de eliminação.
Nesse salve-se quem puder, os concorrentes se verão cada vez mais como opositores e cessarão as ajudas entre eles. Um perrengue em especial vai temperar de raiva a primeira disputa desta terça (20).
Um dos participantes pegará duas porções de um ingrediente essencial no teste de confeitaria, deixando um colega a ver navios.
Até agora não se sabe se a atitude foi uma estratégia para prejudicar o oponente ou mero descuido. O público terá motivos para opinar sobre a treta culinária.
Ao mesmo tempo que rolam bate-bocas, farpas e repostões enviesados, haverá também uma camaradagem entre os cozinheiros.
Na eliminatória, a régua subirá ainda mais. Quem é convidado para dar conselhos aos quatro derrotados na primeira prova é o mais reconhecido dos chefs brasileiros no exterior: ninguém menos do que Alex Atala dará dicas aos candidatos de como harmonizar pratos salgados com café. Até aí, parece simples, não? Só que há um complicador: será necessário usar ingredientes nacionais, tão defendidos pelo chef do D.O.M..
Se é possível dificultar, para quem dar moleza? Afinal, estamos falando de profissionais. Quem vacilar se juntará ao queridinho André.
Conheça os participantes:
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.