Avatar do usuário logado
OLÁ,

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Pratos de chefs convidados em menus especiais

Luiz Filipe, do Evvai, e Onildo Rocha, do Notiê, recebem, respectivamente, os colegas Paco Ruano, do mexicano Alcalde, e Jaime Pesaque, do peruano Mayta

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 abr 2023, 21h40 - Publicado em 22 abr 2023, 20h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um intercâmbio cada vez mais frequente no Brasil se repete nesta semana entre chefs que participam do 50 Best Restaurants. Dois titulares de restaurantes paulistanos recebem colegas latino-americanos que estão à frente de casas de destaque no ranking britânico. As duplas prepararam um único jantar em noites diferentes. 

    Luiz Filipe Souza: um dos sócios da casa
    Luiz Filipe Souza, do Evvai: a quatro mãos com Paco Ruano (Tadeu Brunelli/Divulgação)

    O primeiro desses encontros tem como sede o Evvai, 14º na seleção da América Latina. Na noite de segunda (24), o sócio Luiz Filipe Souza, destacado como chef revelação de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2018, recebe o colega mexicano Paco Ruano, do Alcalde, na cidade de Guadalajara, e 51° na tabelinha mundial e 41º na da América Latina. A dupla elabora uma sequência com dez pratos.

    Cabe ao convidado, que integrou, antes de ter o próprio negócio, as brigadas de endereços como Noma (Dinamarca),  Mugaritz e El Celler de Can Roca (ambos na Espanha), a tarteletta pipián (abóbora) com insetos, o limão-caviar com tomatillo e quiabo, o taco de curry, o tamal de alcachofra-de-jerusalém e o arroz-doce. Entre as receitas de Luiz Filipe, está que considera sua assinatura, a bomba de vieira. Custa 680 reais. Se for harmonizado, acrescentam-se mais 450 reais ao preço.

    Um homem posa de avental no terraço de um restaurante. Há prédios no fundo e dá para ver a bandeira de São Paulo em um deles
    Onildo Rocha, do Notiê: cozinha dividida com Jaime Pesaque (Alexandre Battibugli/Veja SP)
    Continua após a publicidade

    De Lima, no Peru, chega Jaime Pesaque, do Mayta. O chef cozinha junto com com Onildo Rocha no Notiê, restaurante brasileiro número 1 por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2022 e que ainda não figura na competição internacional — o Mayta  é o número 90 na América Latina e 32º na seleção planetária.

    O menu, servido na noite de quarta (26), terá sete etapas. Pesaque faz o marisco navaja com castanha, alga codium e cítricos, o choclo (milho jovem e macio) com quinoa e pimentas e o amazônico composto de cupuaçu, araçá, mel da Amazônia e macambo (cacau-do-peru). Além de pratos de Onildo como as favas com carne de boi, tucupi e gema de ovo, o Notiê contará com a sobremesa de seu confeiteiro Pedro Nóbrega, um talento de apenas 22 anos. É o sagu com taperebá, coco verde e curry amazônico. Custa 550 reais e pode ser harmonizado. Nesse caso, sai a 840 reais.

    Evvai.
    Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano.
    Segunda (24), 19h.
    Menu: 550 reais. Harmonização: 290 reais.
    Reservas: tel. 3062-1160.

    Continua após a publicidade

    Notiê Priceless.
    Rua Formosa, 157, Centro (cobertura do Shopping Light).
    Quarta (26), 19h30.
    Menu: 550 reais. Harmonização: 290 reais.

    Reservas pelo site: https://booking-priceless.com.br/events/especialjaimepesaque.

     

     

    Publicidade
    Publicidade