Pratos de chefs convidados em menus especiais
Luiz Filipe, do Evvai, e Onildo Rocha, do Notiê, recebem, respectivamente, os colegas Paco Ruano, do mexicano Alcalde, e Jaime Pesaque, do peruano Mayta
Um intercâmbio cada vez mais frequente no Brasil se repete nesta semana entre chefs que participam do 50 Best Restaurants. Dois titulares de restaurantes paulistanos recebem colegas latino-americanos que estão à frente de casas de destaque no ranking britânico. As duplas prepararam um único jantar em noites diferentes.
O primeiro desses encontros tem como sede o Evvai, 14º na seleção da América Latina. Na noite de segunda (24), o sócio Luiz Filipe Souza, destacado como chef revelação de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2018, recebe o colega mexicano Paco Ruano, do Alcalde, na cidade de Guadalajara, e 51° na tabelinha mundial e 41º na da América Latina. A dupla elabora uma sequência com dez pratos.
Cabe ao convidado, que integrou, antes de ter o próprio negócio, as brigadas de endereços como Noma (Dinamarca), Mugaritz e El Celler de Can Roca (ambos na Espanha), a tarteletta pipián (abóbora) com insetos, o limão-caviar com tomatillo e quiabo, o taco de curry, o tamal de alcachofra-de-jerusalém e o arroz-doce. Entre as receitas de Luiz Filipe, está que considera sua assinatura, a bomba de vieira. Custa 680 reais. Se for harmonizado, acrescentam-se mais 450 reais ao preço.
De Lima, no Peru, chega Jaime Pesaque, do Mayta. O chef cozinha junto com com Onildo Rocha no Notiê, restaurante brasileiro número 1 por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2022 e que ainda não figura na competição internacional — o Mayta é o número 90 na América Latina e 32º na seleção planetária.
O menu, servido na noite de quarta (26), terá sete etapas. Pesaque faz o marisco navaja com castanha, alga codium e cítricos, o choclo (milho jovem e macio) com quinoa e pimentas e o amazônico composto de cupuaçu, araçá, mel da Amazônia e macambo (cacau-do-peru). Além de pratos de Onildo como as favas com carne de boi, tucupi e gema de ovo, o Notiê contará com a sobremesa de seu confeiteiro Pedro Nóbrega, um talento de apenas 22 anos. É o sagu com taperebá, coco verde e curry amazônico. Custa 550 reais e pode ser harmonizado. Nesse caso, sai a 840 reais.
Evvai.
Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano.
Segunda (24), 19h.
Menu: 550 reais. Harmonização: 290 reais.
Reservas: tel. 3062-1160.
Notiê Priceless.
Rua Formosa, 157, Centro (cobertura do Shopping Light).
Quarta (26), 19h30.
Menu: 550 reais. Harmonização: 290 reais.
Reservas pelo site: https://booking-priceless.com.br/events/especialjaimepesaque.