Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Chef brasileiro radicado na África faz menu especial nesta segunda (22)

À frente de três restaurantes em Gana, Adriano Kanashiro apresenta suas receitas em uma única noite no restaurante variado Loup

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h26 - Publicado em 21 out 2018, 23h59
Adriano Kanashiro
Adriano Kanashiro: chef prepara jantar especial nesta segunda (22) no Loup (Mario Rodrigues/Veja SP)
Continua após publicidade

Há mais de três anos fora do país, o paranaense Adriano Kanashiro, que chegou a ser um dos maiores expoentes da moderna culinária japonesa em São Paulo, volta a comandar uma cozinha da capital, mas apenas por uma noite.  Nesta segunda (22), o chef prepara um menu degustação em oito etapas no Loup.

A ausência de Kanashiro, que esteve à frente do Kinu, no interior do hotel Grand Hyatt, e mais recentemente no  extinto Momotaro, onde permaneceu entre 2011 e 2015, tem uma justificativa. O cozinheiro mudou-se para Acra, capital de Gana, onde coordena três restaurantes. Ele aproveita um breve período de férias para apresentar sua arte na cidade. “São algumas receitas que eu costumo preparar por lá, mas também farei alguns clássicos meus, como o sushi de atum com foie gras”, conta o chef, que ainda não tem planos de retornar em definitivo ao Brasil.

O jantar, programado no variado Loup, que conquistou o prêmio de estreia do ano pela edição especial VEJA COMER & BEBER em 2017, resulta de um convite de Daniel Sahagoff, dono também do Cantaloup. “Conversando com Daniel, tivemos a ideia de preparar o jantar para atender a pedidos de amigos e conhecidos”, conta Kanashiro, deixando escapar que o evento é de última da hora. “Queríamos fazer algo diferente, mesmo que por uma noite.”

O cardápio traz pedidas como o poke, típico prato havaiano, que será preparado com vieiras e ovas de massagô, e um tartare de salmão com esferas de shoyu e sorbet de leite de tigre, molho comumente utilizado na preparação de ceviches.

Há também o robalo ao vapor ao molho ponzu com purê de edamame ao wassabi  e a costela de boi cozida em baixa temperatura ao molho teriaki picante com purê de banana-da-terra. Para finalizar, chega à mesa a cheesecake de gergelim preto com compota de abacaxi, gengibre e matchá.

Continua após a publicidade

Será a única chance de saborear as criações de Kanashiro, que volta à Gana no dia seguinte. O menu custa  225 reais (bebidas e serviço não estão inclusos). Reservas podem ser feitas diretamente no restaurante pelo telefone 3078-0484.

Com reportagem de Henrique Nascimento

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade