Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

História de açougueiro: István Wessel lança o oitavo livro

A tarde de autógrafos com o especialista em carnes será no supermercado Mambo de Higienópolis

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 jun 2025, 23h16 - Publicado em 28 jun 2025, 11h40

Nascido em uma família açougueiros da Hungria que desembarcou no Brasil em 1957, István Wessel, 78, foi um dos inventores do conceito butique de carnes, provavelmente o primeiro a fazer isso no país ao abrir o Wessel na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em 1974, loja que funcionou até pouco antes da pandemia.

Um dos maiores especialistas no assunto do Brasil, ele está lançado seu oitavo livro neste domingo (29). Na gentil dedicatória que fez em meu exemplar de Os Wessel – Uma História sem Cortes (319 págs., DBA, 249 reais), escreveu: “Este é meu derradeiro livro. Espero que goste das histórias”. Aprovadíssimas! Mas ainda há muito a publicar.

Para falar da obra de István, é preciso voltar no tempo. Ele retoma mais uma vez e em detalhes a saga familiar de um clã que escapou do nazismo e fugiu do comunismo que se instalou na Hungria. Ele chegou ao Brasil com apenas 10 anos na companhia dos pais, Lazlo e Eva Wessel.

Depois de um ano na cidade, Lazlo, “filho, neto e bisneto de uma orgulhosa estirpe de açougueiros” — como destacou Marco Antônio de Rezende na reportagem de capa publicada em setembro de 1985 na terceira edição Vejinha, que está completando 40 anos — tomou coragem e fez um empréstimo bancário para financiar sua primeira casa de carnes. O imóvel no número 420 da Rua Manuel Dutra permaneceu como sede até uma década atrás. Há um ano, o escritório funciona em Pinheiros.

O açougue original é atualmente uma fábrica com quase 300 funcionários em Araçariguama, na região metropolitana de Sorocaba, distante 54 quilômetros da capital. Nela, são processadas 400.000 toneladas de carne a cada ano.

Continua após a publicidade

István esteve na direção do negócio junto com seu pai e o irmão, Janos, até a morte deles, o pai em 1997 e o mano dois anos depois. Hoje, Daniel, filho de István, também está no comando apoiado pela irmã Tatiana.

Além do hambúrguer, bife de carne moída que Wessel ajudou a tornar um hit no formato gourmet,  o portfólio reúne cortes como fraldinha, bife ancho, picanha, assado de tira e prime rib suíno, mais uma seleção de linguiças. Esses itens podem ser encontrados em redes de supermercados como Carrefour, Pão de Açúcar, St Marche e Mambo, onde a unidade de Higienópolis sedia o lançamento de Os Wessel – Uma História sem Cortes. Estão presentes ainda no cardápio de vários restaurantes.

Para quem quiser se aventurar na cozinha para além do churrasco, o livro inclui doze receitas favoritas de seu autor. A primeira delas é o estrogonofe, chamado de stroganov no texto. Há também o goulash, a maior expressão culinária da Hungria, e o ossobuco, pelo qual Wessel tem paixão e ensinou o preparo pela primeira vez na Vejinha de 1985.

Continua após a publicidade

Cada exemplar traz na orelha a apresentação luxuosa de J.A. Dias Lopes, personalidade gastronômica de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2024. No período em que Dias Lopes esteve à frente da Gula, da qual é um dos fundadores, István escreveu mais 150 artigos para a revista. Também fez colaborações como colunista nas rádios Eldorado e BandNews.

A carreira como escritor de livros teve um momento de glória. Wessel, Os Segredos da Carne, lançado em 1997, foi brindado com o prêmio Jabuti no ano seguinte. Que venham outras obras!

Mambo Higienópolis
Rua Martim Francisco, 777, Vila Buarque. Dom. (29), 16h/20h.
Estacionamento no Wys Park Avenida Angélica, 1083.

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.