Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Henrique Fogaça detona participante do MasterChef: “Quer me matar?”

Prato faz o jurado perder a paciência com um dos competidores durante uma das provas de repescagem deste domingo (16)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h25 - Publicado em 16 jun 2019, 17h15
 (Carlos Reinis/Band/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma das temporadas mais tensas do MasterChef Brasil só faz aumentar a temperatura a cada episódio. Para se ter uma ideia, Henrique Fogaça vai se irritar com um dos pratos apresentados durante a eliminatória neste domingo (16). O juradão terá uma explosão durante uma das avaliações! Para entender o motivo, continue lendo.

O programa de hoje começa com uma prova clássica e sempre muito esperada: a repescagem. Afinal, ser eliminado e poder voltar à competição é um privilégio num reality show. Um dos nove cozinheiros despachados em provas anteriores tem a chance de voltar a ocupar um lugar na cozinha-estúdio se passar pelo crivo dos jurados. Lembrem-se: Izabel, campeã da segunda temporada, é fruto de uma repescagem.

MasterChef Brasil
Ana Paula Padrão: divisão dos trios da primeira disputa (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Só para relembrar, disputam novamente uma vaga: Imaculada, Carlos, Rossana, Marcus, Juliana, Natalia, Renan, Helton e André, que saiu no episódio anterior.

MasterChef Brasil
Amarelos: reencontro para disputar uma vaga (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A repescagem tem uma particularidade. Pela primeira vez em dez temporadas será feita fora do estúdio. Os pretendentes à volta serão divididos em três trios por Ana Paula Padrão. Com personalidades fortes e pouco acostumados a trabalhar juntos, vão alimentar vários bate-bocas. Ou seja, sobram discussões e confusões desde o início.

Continua após a publicidade

Não será por falta de mezanino oficial que os participantes ainda na competição ficarão sem dar pitacos. Nas janelas do casarão colonial – a sede da Fazenda Catarina, no interior de São Paulo – em que rola a prova, essa turma palpitará sobre tudo. Afinal, soltar a língua é infinitamente mais fácil do que cozinhar. O falatório, sempre mal visto pelos jurados, permitirá reconhecer as panelinhas formadas até agora e quem são os aliados.

MasterChef_2019_trio_vermelho_ep12
Vermelhos: momento de planejar a prova (Carlos Renis/Band/Divulgação)

A prova será em três rounds usando uma churrasqueira. Cada grupo terá de preparar peixes e frutos do mar, boi e, finalmente, porco e frango. As carnes têm pontos de cozimento muito diferentes e será necessário domínio do calor das brasas para evitar o erro. Aliás, as dificuldades começam ao acender o fogo.

Além dos implacáveis Paola, Jacquin e Fogaça, haverá convidados para a avaliação. Especialistas em churrasco vão julgar os resultados: Tatiana Bassi, sócia do restaurante Templo da Carne Marcos Bassi, e os churrasqueiros profissionais Daniel Lee e Mario Portella, que também é colunista da revista Prazeres da Mesa. São eles que vão indicar o melhor dos trios.

Continua após a publicidade
MasterChef Brasil
Paola: olho na equipe azul (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O pior grupo, apontado pelos jurados, será automaticamente eliminado. Na volta à cozinha-estúdio, a missão será preparar o prato que funcionou como passaporte de ingresso de Raul Lemos para a segunda temporada do show de talentos culinários, na qual ele ficou com o segundo lugar.

A missão é fazer um bife wellington. Além da clássica versão do filé-mignon envolto em massa folhada, haverá quatro outras opções: lagosta, pato, beterraba e couve-flor. Os competidores estarão livres para escolher a versão desejada.

MasterChef Brasil
Avaliação fora do estúdio: jurados terão ajuda de especialistas (Carlos Reinis/Band/Divulgação)
Continua após a publicidade

Resta saber quem praticará ousadias, como investir em opções vegetarianas. Ou na de lagosta, que foi preparada pelo Francisco, na segunda temporada do MasterChef Profissionais, em momento particularmente difícil, em que o chef experiente queimou as mãos para entregar o prato.

Para complicar um pouquinho mais a vida de quem deseja retornar, será necessário ainda elaborar um molho que combine com o wellington a ser servido aos jurados. Mas esse é um detalhe. O que definirá o campeão da prova será o ponto da carne ou do vegetal que vai embrulhado na massa folhada.

48058603217_aff6997a92_o
Mezanino improvisado: palpites dos aliados diretamente dos janelões (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Sobrarão broncas que se misturarão a momentos mais leves, recheados de gargalhadas. Mas haverá ainda um climão nesta noite.

Continua após a publicidade

Como disse lá no começo, Fogaça vai reclamar com todas as forças de um dos pratos. Tanto que perde a paciência com o competidor responsável pela preparação e dispara: “Quer me matar? Você traz uma bomba dessas?”. Resta saber o que tem nessa receita para tirar Fogaça do sério. E não espere um spoiler…

Será preciso esperar tudo isso para conhecer o nome de quem vai ter o direito de voltar à maratona culinária.

Conheça os participantes:

MasterChef Brasil Eliminados
(Divulgação/Veja SP)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Continua após a publicidade

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade