Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Festa da Achiropita ocupa as ruas do Bixiga com muita comida italiana

Tradicional evento reúne mais de trinta barracas nas quais se encontram receitas como o pastelão frito fogazza, além de muitas brincadeiras

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h26 - Publicado em 4 ago 2018, 15h11
Fogazzas: recheadas com mussarela e tomate, a pedida é o sucesso da festa (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma das maiores atrações do pedaço do bairro da Bela Vista como Bixiga, a Festa de Nossa Senhora Achiropita chega à 92ª edição. A partir das 18h deste sábado (4), estarão instaladas mais de trinta barracas, distribuídas entre as ruas as ruas 13 de Maio, São Vicente e Luís Barreto. A multidão de paulistanos e turistas que invade aquele trecho da cidade vai em busca de barracas com brincadeiras como pescaria, tiro ao alvo e pula-pula, e, principalmente de comidas italianas.

As receitas são preparadas tradicionalmente pelas “mammas da Achiropita”, grupo formado por italianas e descendentes que tomam conta da cozinha. Mestras no assunto, essas voluntárias elaboram antepasto de berinjela, pimentão recheado com carne ao forno, fricazza (pizza de massa alta com cobertura de calabresa e mussarela) e a macarronada ao molho de tomate.

As fogazzas, um pastelão frito, bombam o tempo todo. Como o público adora o salgado, mais de 200 pessoas se encarregam de abrir a massa, rechear e dourar no óleo quente. São vendidas cerca de 20 mil unidades a cada fim de semana. Haja apetite!

Festa da Achiropita
Antepasto de berinjela: uma das receitas italianas (Marcus Oliveira/Divulgação)

Neste sábado (4), a abertura rola a partir das 18h em frente à Paróquia Nossa Senhora Achiropita. Além de apresentações artísticas, os devotos da santa saem em procissão com a imagem trazida pelos imigrantes no começo do século XX. Os fieis percorrem as ruas abençoando as barracas e o início de mais um festejo.

Continua após a publicidade

A organização dos festejos espera que o número de 250.000 visitantes alcançados no ano passado seja superado nessa edição que se estende até 2 de setembro. Para isso, mais de 1.000 voluntários trabalham para que a festa seja um sucesso.

Criada com o intuito de arrecadar fundos para a construção do santuário que abriga Nossa Senhora Achiropita, a festa atualmente destina o lucro a obras sociais voltadas à população da Bela Vista, como a manutenção de centros educacionais para crianças e jovens, programas de auxílio à população em situação de rua, recuperação de dependentes químicos e alfabetização de adultos.

Igreja da Achiropita com festa em frente
Festa da Achiropita: evento chega à 92ª edição (Fernando Moraes/Veja SP)
Continua após a publicidade

Paróquia Nossa Senhora Achiropita. Rua Treze de Maio, 478, Bela Vista. Sábado, das 18h à 0h; domingo, das 17h às 23h. Até 2 de setembro.

Com reportagem de Henrique Cruz Nascimento

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade