O trio de quadras entre a Praça Cidade de Milão e Avenida Helio Pellegrino da Rua Diogo Jácome vem se tornando um pólo gastronônimo. O mais novo inquilo a chegar por lá é o Diogo 554, em soft-opening desde 2 de outubro. A inauguração oficial do restaurante, escondido no térreo de um luxuoso edifício residencial e de flats, está marcada para a próxima terça (15).
Nesse pedaço concorrido da Vila Nova Conceição, o Diogo 554 tem como vizinho de frente o japonês Momotaro, com cozinha dirigida por Adriano Kanashiro. Naquele trecho também disputará as atenções dos clientes do italiano Attimo e do contemporâneo Figo. Não muito longe dali, fica ainda o italiano La Maddoninna Ravioli.
Projeto dos empresários Clovis Gomes e Rodrigo Lopes, a casa tem menu do chef Marcelo Rodrigues. A história do cozinheiro de 32 anos é semelhante a de muitos profissionais que ingressaram na profissão depois de mochilar na Europa.
Rodrigues conta que saiu do país para estudar inglês e rumou de São Paulo direto para Londres em 2002. A fim de ganhar uns trocados para engordar o apertado orçamento, começou a lavar de pratos no Fifteen, de Jamie Oliver. Nos dois anos e meio que passou no restaurante, diz que tomou gosto pelo fogão e chegou a ajudante de cozinha, fazendo tarefas como descascar legumes e porcionar carnes, além de auxiliar no preparação dos pratos. Depois, rodou por outras casas sem muita expressão.
O Diogo 554 é seu maior voo culinário. Ele me enviou o cardápio ainda provisório que define o como contemporâneo, embora tenha mais uma pegada de restaurante variado.
No mesmo lugar ponto do Diogo 554 já funcionou outro estabelecimento, que não chegou a decolar. Resta saber se Rodrigues e os donos encontrarão a fórmula para espantar o mico do lugar, distante da rua e de quem passa pela frente do prédio onde está instalado.
O Diogo 554 fica na Rua Diogo Jácome, 554, Vila Nova Conceição, tel.3044-2226.
A conferir.
Cardápio provisório do Diogo 554