Diante de um momento tão delicado, vale encontrar uma pausa para comemorar. O Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, celebra um 1 ano. Isso mesmo, um ano! Foram #52 programas ininterruptos desde junho do ano passado. Ao longo desse período, as maiores personalidades do segmento no país passaram pelo estúdio para conversas agradáveis e reveladoras. No programa de aniversário, temos não um, mas dois convidados, o casal Jefferson e Janaína Rueda.
Fechamos três dias antes de ser decretado o isolamento social. Eu não ia deixar os funcionários trabalhando e ficar em casa
Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça
Eles são donos de quatro estabelecimentos de enorme sucesso no centro de São Paulo: A Casa do Porco Bar, Bar da Dona Onça, Hot Pork e Sorveteria do Centro. “Fechamos três dias antes de ser decretado o isolamento social. Eu não ia deixar os nossos funcionários trabalhando e ficar em casa”, lembra Janaína, que permaneceu com todas as atividades interrompidas até 3 de junho.
A gente mora no centro, e era nítido o desespero das pessoas que vivem na rua e não tinham mais ninguém para pedir uma moeda. Sabíamos que precisaríamos ajudar
Jefferson Rueda, d'A Casa do Porco Bar
Nesses mais de setenta dias parados, desenvolveram várias ações sociais. “A gente mora no centro, e era nítido o desespero das pessoas que vivem na rua e não tinham mais ninguém para pedir uma moeda. Sabíamos que precisávamos ajudar”, diz Jefferson. Além de recolherem materiais de higiene e limpeza, que entregaram a pessoas em situação de vulnerabilidade, também doaram comida. “Abatemos 20 porcos e conseguimos fazer 3 000 marmitas para distribuir”, conta Janaína.
Nesta semana, A Casa do Porco Bar e Bar da Dona Onça estrearam deliveries. “Desenvolvemos uma embalagem para o delivery para não produzir muito lixo. A pessoa destampa e está pronto para comer”, explica Jefferson, que se angustiava com a cenas de que via da janela de seu apartamento, que tem vista para a Praça do José Gaspar, no centro.
A retomada vai ser dura. Vamos passar por lugares que costumávamos parar para tomar um café e não vão estar mais abertos
Jefferson Rueda, d'A Casa do Porco Bar
“A retomada vai ser dura. Vamos passar por lugares que costumávamos parar para tomar um café e não vão estar mais abertos”, acredita o cozinheiro sem perder a esperança. Para coroar essa conversa, acreditem, divertida, o chef ensinou uma carne de panela, que chamou de bife acebolado com arroz.
Para ouvir, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma