Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Cesar Costa

Chef revelação pela edição VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2019/2020, o cozinheiro consegue fazer uma ótima combinação entre sabor e sustentabilidade

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h11 - Publicado em 22 nov 2019, 00h45

Sabor e sustentabilidade. Esse é o motor que impulsiona Cesar Costa, o 24º convidado do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia. Além de ter um de seus pratos reconhecidos como um dos dez melhores da capital e incluído no ensaio de capa da edição especial VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2019/2020, o cozinheiro, que comanda o Corrutela, na Vila Madalena, foi eleito o chef revelação.

Hortaliças, grãos e legumes estão em primeiro plano nas suas receitas. “Meu cardápio no Corrutela é como imagino a alimentação no futuro: com 60% a 70% de vegetais”, diz. Dentro dessa filosofia, Costa consegue fazer verdadeiras delícias usando trivialidades da feira com a couve-flor. Também valoriza cogumelos como o porcini, não o italiano, mas o cultivado em Santa Catarina.

PODCAST Cesar Costa
Costa: “Meu cardápio é como imagino a alimentação no futuro: com 60% a 70% de vegetais” (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Para permanecer em paz com a natureza, aproveita água de reuso, utiliza energia solar e mantém uma máquina de compostagem que processa sobras de alimentos. Parte desse adubo orgânico vai para escolas e o restante para o Horto Florestal.

Outra preocupação é processar parte dos insumos no restaurante. “Moemos o nosso milho, o nosso trigo. Não se trata só de uma ação romântica. Gera economia e pouco resíduo”, garante.

Continua após a publicidade

Até se firmar no Corrutela em 2018, Costa era o que se poderia chamar de um chef pé na estrada. Passou por países tão diferentes quanto República Checa, Estados Unidos e Dinamarca. Para saber mais desse papo cheio de bom humor, dá o play no YouTube, no Spotify ou no Deezer ou aqui:

 

 

 

Publicidade