Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Chef Enio Valli, de Bento Gonçalves, faz almoço especial no Sarjeta

O sócio Gabriel Gasparini recebe o cozinheiro gaúcho que prepara um prato com clássicos do Rio Grande do Sul neste domingo (9)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 jun 2024, 13h47
Chef Enio Valli: almoço gaúcho com costela no fogo de chão, típico de seu estado natal (Reprodução Instagram/Vitor Neves/Divulgação)
Continua após publicidade

Mais uma das bem-vindas ações para ajudar as pessoas impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Desta vez, é o Sarjeta Bar, no Brooklin, que, em parceria com a associação de Produtores Gaúchos Unidos, faz um almoço especial neste domingo (9),a partir do meio-dia, com renda destinada ao restaurante O Guri, em Bento Gonçalves.

O sócio e influenciador Gabriel Gasparini, o Gaspa, convida para tocar a cozinha do bar na data especial o chef Enio Valli, titular d’O Guri. Valli, nascido em Pelotas (RS), assume os fogões e é o responsável por orientar a equipe do Sarjeta a elaborar o prato intitulado “almoço gaúcho”. São cinco itens clássicos daquele estado que entram na composição: arroz de carreteiro, feijão mexido, farofa campeira, costelão na brasa e vegetais tostados. Preservando a tradição gaúcha, o arroz de carreteiro e a costela bovina (essa feita no fogo de chão) devem ser executados diante dos olhos dos clientes, exatamente como se faz na região dos Pampas.

“Todos insumos que usarmos no preparo, inclusive os vinhos servidos, são dos Produtores Gaúchos Unidos”, explica Gaspa e dá mais detalhes. “Ajudamos em duas frentes. O negócio de um parceiro que está deficitário e os respectivos produtores”. A harmonização sugerida para a ocasião pode ser feita com vinhos de uma carta concentrada apenas em rótulos de Janaína Marzarotto, produtora de Nova Pádua (RS).

O prato completão para duas pessoas sai pelo preço fechado de 195 reais sem bebidas. Toda a renda obtida com “almoço gaúcho” será revertida para O Guri, que como muitos outros restaurantes e estabelecimentos gastronômicos da Serra Gaúcha e de outras áreas do estado, sofre com falta de público, em particular nas regiões que dependem majoritariamente do turismo para sobreviver. Não é preciso reservar.

Sarjeta
Rua Álvaro Rodrigues, 459, Brooklin, tel. 98878-8341. Tem acessibilidade.

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade