Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Festa dos sabores no lançamento do Circuito dos Campeões Comer & Beber

Jantar realizado nesta terça (14) foi preparado por chefs e estabelecimentos premiados pelo guia anual de gastronomia. Conheça os pratos em detalhes

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 nov 2023, 22h35 - Publicado em 15 nov 2023, 20h19
prato azul com frutos do mar sendo cobertos por caldo amarelo
Frutos do mar com curry amarelo: de Harada (Flávio Santana/Veja SP)
Continua após publicidade

Um jantar especial assinalou a estreia do Circuito dos Campeões Comer & Beber marcada para esta sexta (17) – trata-se de um evento exclusivo reunindo trinta estabelecimentos vencedores e finalistas da edição anual de gastronomia entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas que servem combos e menus promocionais de 15 a 350 reais.

Sediado no Notiê Priceless, restaurante brasileiro número 1 da cidade, o encontro para sessenta participantes teve um menu especial com criações do próprio anfitrião Onildo Rocha e sua equipe mais de três colegas convidados: Kazuo Harada (chef do ano, do Kazuo), Mario Panezo (chef revelação, do Feriae) e Tatiana Szeles (chef expresso, do Marcha e Sai).

pasteizinhos em cima de bandeja de madeira com tigela de madeira de chutney
Empanada: com kimchi e queijo quina (Flávio Santana/Veja SP)

Cada um deles explica como concebeu as sugestões reunidas nesse cardápio único. A paulistana Tatiana lembra que o ponto de partida para a receita vegana arroz negro com a sopa ajo blanco, tomate sem pele nem semente em cubos, melancia também cortada em quadradinhos mais as folhas de hortelã fresca e picles de cebola-roxa surgiu a partir do cremoso caldo de amêndoa com pão, típico da região espanhola da Andaluzia.

fatias de pão cobertas por queijo cremoso com chutney por cima
Focaccia: com queijo straciate (Flávio Santana/Veja SP)

“Fiquei encantada quando morei na Espanha. Acrescentei o arroz negro para dar consistência, cor e saciedade de um prato principal”, conta. A adição do tomate, da melancia e da hortelã tem finalidade de trazer doçura e frescor e ao mesmo tempo quebrar a gordura da amêndoa. O picles de cebola-roxa acrescenta textura e acidez. “Escolhi ser vegano porque acho desafiador criar, surpreender as pessoas com pratos sem carne”, diz a chef expresso. Foi o prato servido de entrada.

Continua após a publicidade

Antes, os participantes puderam provar dois petiscos e uma primeira entrada do colombiano Mario Panezo. Preocupado com a cadeia de fornecimento de insumos, em especial de pequenos produtores, o chef revelação e seu sócio, Pedro Bresser, dizem acreditar que “os chefs de cozinha são como os estilistas no mundo da moda: eles ditam a tendência de consumo alimentar das pessoas”.

Jantar Circuito Comer & Beber
Palmito com creme de castanha-de-caju: receita de Panezo (Flávio Santana/Veja SP)

Apresentaram empanada de acelga kimchi e queijo quina junto de chutney de cubiu, assim como a focaccia com queijo stracciatella e chutney de casca de laranja, servido no terraço com um espumante. Para a mesa, reservaram palmito pupunha em variações na brasa, farofa e picles com creme de castanha-de-caju. “O palmito surgiu de uma viagem que eu fiz para Caconde (SP), para visitar um fornecedor chamado Natureser, que produz de maneira orgânica em sistema de agroflorestal e aproveita a palmeira em totalidade”, conta Bresser.

Prato fundo verde com caldo branco, arroz negro e pedacinhos de melanciaa
Arroz negro com ajo blanco: entrada de Tatiana (Flávio Santana/Veja SP)
Continua após a publicidade

Kazuo Harada optou em pôr em evidência uma cozinha asiática litorânea. “Normalmente, minha inspiração vem de alguns dos países por onde passei, alguns restaurantes onde jantei. Estudo bastante e a partir daí, crio minhas próprias receitas, sempre com uma base tradicional”, detalha e afirma:. “O curry não pode faltar na minha cozinha em momento nenhum”. Ele lembra que trabalha com quatro tipos, três tailandeses e o karê, que é japonês. “É um elemento que tem muito sabor, aroma e o ardido da pimenta”, diz, o chef do ano que fez um curry tailandês amarelo de frutos do mar. “Finalizo com muitas ervas para dar uma nota refrescante.”

Jantar Circuito Comer & Beber
Costela ao molho com cenouras: sugestão de Onildo Rocha  (Flávio Santana/Veja SP)

Embora estivesse em viagem de trabalho no Peru, o anfitrião Onildo Rocha não deixou dar o passo a passo da costela no bafo com glace de porco e cenouras coloridas cortadas em lâminas finas muito crocantes, assadas na brasa e apresentadas pelo subchef Pedro Skielka.

“Trouxe a costela no bafo e glace clássica de costela com cenouras orgânicas assadas na brasa e cobertas com manteiga noisette cítrica”, revela Onildo. O profissional paraibano prepara a glace com uma cocção lenta, seguindo a receita clássica francesa. “A única diferença é que, além dos ossos do boi, acrescento pés de galinha para trazer mais colágeno”, prossegue. E faz uma tremenda diferença para o molho, que fica ainda mais untuoso.

Continua após a publicidade
tortinha sobre nibs de cacau dentro de tigela
Tartelete de doce de leite: sobremesa de Pedro Nóbrega (Flávio Santana/Veja SP)

De tão boas e surpreendentes, quase roubam a cena as duas sobremesas de Pedro Nóbrega, jovem talento de apenas 23 anos e confeiteiro da equipe de Onildo, no Notiê. Primeiro,chegou a tartelete de massa finíssima com doce de leite e macadâmia à qual se acrescenta karassumi, as ovas de tainha. “É para trazer salinidade e um traço de mar”, conta Nóbrega. Pode parecer estranho, mas é um doce excepcional, que alguns convidados pediram para repetir. O fecho foi o sorvete de baunilha da Mata Atlântica banhado com azeite da Mantiqueira e sálvia.

tigela de vidro com sorvete branco coberto por azeite e sálvia
Sorvete de baunilha: azeite e sálvia completam o doce  (Flávio Santana/Veja SP)

Com receitas tão diferentes e tão excepcionais, o jantar de lançamento do Circuito dos Campeões Comer & Beber é daqueles eventos únicos, para permanecer longamente na memória do paladar.

Continua após a publicidade

*

Um oferecimento BTG Pactual.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade