Edrey Momo, empresário à frente do Tasca da Esquina e da 1900, morre em SP
O restaurateur tinha 55 anos e se dedicava à profissão desde os 14. "Sou mão na massa", costumava dizer

O empresário de gastronomia Edrey Momo morreu na noite desta sexta (10) em São Paulo, aos 55 anos.
O restaurateur foi responsável por abrir a unidade paulistana do Tasca da Esquina, com matriz em Lisboa, e também pertencia à família fundadora da rede de pizzarias 1900, que tocava com o irmão Erik.
De acordo com pessoas próximas ao empresário, Edrey se sentiu mal na sexta (10) à noite ao passear com os cães e sofreu um infarto fulminante.
Dedicação à gastronomia
Em 2016, ele levou o prêmio de restaurateur do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, época em que tocava quatro estabelecimentos na cidade (leia o texto no fim desta matéria).
“Não sou aquele tipo de dono que passeia pelo salão e não sabe tirar um pedido. Sou mão na massa”, disse à época da premiação o empresário, que frequentemente era visto circulando pelo salão do Tasca da Esquina.
A estreia de Edrey no ramo foi aos 14 anos, quando o pai dele, o maestro Giovanni Momo, abriu a primeira pizzaria 1900. De lá, migrou para bares e, então, aos restaurantes.
Durante a pandemia, Edrey foi um dos nomes ativos a representar o setor e figurou até em uma matéria de capa de VEJA SÃO PAULO sobre o assunto.
Em 2022, o empresário fez uma breve pausa na carreira, após os traumas sofridos pela Covid-19. Ele repensou seu cotidiano e ficou incomunicável fazendo o caminho de Santiago de Compostela.
O velório será realizado neste domingo (12), a partir das 9h, no espaço Funeral Home, na Bela Vista. Edrey deixa a mãe Katia, o irmão Erik e os filhos Luca e Julia.
Confira, abaixo, o texto do COMER & BEBER 2016 escrito por Arnaldo Lorençato.
Há tempos um carro não entra na garagem de Edrey Momo. Com quatro estabelecimentos em diferentes pontos da cidade, o empresário de 47 anos prefere circular numa moto Triumph 800 XCX. Dois desses empreendimentos foram abertos neste ano: a Padaria da Esquina e o izakaya Taka Daru, com investimentos estimados por ele em 5 milhões e 1 milhão de reais, respectivamente.
A premiada loja de pães é mais uma parceria com o chef português Vítor Sobral, com quem ele já tem a Tasca e a Taberna da Esquina. Nesses três endereços, as receitas são da terrinha. O botequim japonês é a primeira incursão de Edrey pela culinária oriental.
Sua estreia no ramo foi aos 14 anos, quando seu pai, o maestro Giovanni Momo, abriu a primeira pizzaria 1900. Da empresa familiar, migrou para bares e, finalmente, chegou aos restaurantes. “Meus negócios têm cobranças mais agressivas dos investidores”, diz. “Não sou aquele tipo de dono que passeia pelo salão e não sabe tirar um pedido. Sou mão na massa.”