Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Conheça o Barskiy Dom, restaurante russo que vai além do estrogonofe

Com bufê de especialidades, a casa faz uma panorama da culinária do leste da Europa. Leia a crítica

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 set 2023, 06h00
Salão do restaurante Barskiy Dom.
O salão: refeição em bufê (Ricardo Dangelo/Veja SP)
Continua após publicidade

Ainda que seja um daqueles restaurantes simples com pratos oferecidos em bufê (R$ 74,90, de segunda a sexta; R$ 84,90, fim de semana e feriados), além de sugestões à la carte, o Barskiy Dom (ou casa nobre, em russo) merece uma visita. O motivo? O estabelecimento, aberto em 2019 e desde o ano passado no atual endereço, oferece pratos da culinária russa, uma raridade na capital — talvez seja o único a proporcionar um panorama da Europa de Leste na cidade.

São muitas as opções, mas nem todas encantam. Entre os itens frios, vale a pena provar a salada de verão, com tomate e pepino temperados com smetana, o creme azedo, e dill; a ikra de berinjela, que lembra uma caponata; o picles de pepino fermentado na água com alho e outros temperos; a torrada de fígado de galinha; e a chuba, cavalinha marinada com batata, cenoura e beterraba.

De origem ucraniana, o borscht é a sopa de beterraba, bem líquida, com pedaços de repolho, cenoura, batata e cebola. Alguns petiscos são saborosos, como o bolinho de frango, ainda que um tantinho gorduroso, e a blini, panqueca enrolada com vários recheios — recomendo o de carne.

O varênique, ravióli de batata, pode ser pulado tranquilamente. Entre as muitas adaptações para o paladar brasileiro que também pode ser descartada, o pelmeni, um pastelzinho redondo e cozido, ganha recheio até de calabresa. O estrogonofe, também modificado, aparece no aparador na versão carne.

As sobremesas do bufê, em especial o mil-folhas típico, ou bolo napoleão, sofrem com o tempo de exposição na mesa de doces. Uma exceção: medovik, uma torta de mel com doce de leite.

Continua após a publicidade

Barskiy Dom
Rua Apeninos, 681, Aclimação, tel. 94240-9445. Tem acessibilidade. $
Das 11h às 15h (sábado, domingo e feriados até 16h). 
barskiydom.com.br. 

Publicado em VEJA São Paulo de 8 setembro de 2023, edição nº 2858.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android]

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade