Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O Brasil no ranking The World’s 50 Best Restaurants 2023

A Casa do Porco é o único restaurante do país a figurar entre os cinquenta melhores do mundo

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jun 2023, 06h57 - Publicado em 20 jun 2023, 21h33
Duas imagens unidas por linha fina branca. À esquerda, casal branco de dólmã em frente a entrada cheia de restaurante. À direita, três quadrados de torresmo cobertos por goiabada.
A dupla de cozinheiros e sócios Rueda: a casa da dupla é única na concorrida lista internacional (Alexandre Battibugli/Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Definitivamente, esse não foi um ano bom para o Brasil no ranking The World’s 50 Best Restaurants. Na lista dos cinquenta melhores restaurantes do mundo, só aparece o paulistano A Casa do Porco, de Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda.

Embora não seja nada mal ocupar o 12º lugar nessa lista, há que se lembrar que o restaurante do Centro de São Paulo, que atrai multidões diariamente com um menu que tem o porco como inspiração e considerado o restaurante do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023, caiu cinco posições em relação ao ano passado.

Na cerimônia da 21ª edição do prêmio, realizada nesta terça (20) em Valência, na Espanha, a consagração foi do Peru com o Central, do chef Virgilio Martinez, no topo.

Aberto em 2008, o restaurante do país andino apareceu pela primeira vez na lista em 2013, quando ocupou o número 50. A vitória é uma façanha. Pela primeira vez, um restaurante da América do Sul conquista o posto de número 1 do mundo.

Confesso que estive uma única vez no Central anos atrás, mas pela experiência na época, seria difícil a casa ter o meu voto se eu fosse jurado. O resultado significa que preciso voltar.

Continua após a publicidade

Fiquei feliz ainda com as colocações de lugares que visitei entre o ano passado e este, endereços em que tive refeições memoráveis: Diverxo (3º; Madri), Den (21º; Tóquio), Septime (24º; Paris), Belcanto (25º; Lisboa) e Florilège (27º; Tóquio), além de outros de memória mais distante como o Steirerek (18º; Viena).

O Brasil ainda tem outras duas participações no ranking expandido. Uma lista prévia divulgada no início deste mês com os escolhidos entre 51 e 100, aparecem dois endereços cariocas: Lasai (58º) e Oteque (76º).

Confira o ranking completo clicando aqui.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade