Erick Jacquin é a Personalidade Gastronômica de 2025 pelo COMER & BEBER
Em 30 anos de Brasil, o francês não se contenta em ser só chef. É conhecido no país como jurado de TV e mostra ser um âncora para negócios

Metade dos seus 60 anos são passados no Brasil, mais precisamente em São Paulo, cidade que escolheu para viver.
Erick Jacquin veio pela primeira vez à capital paulista em 1994 para preparar um festival no extinto Le Coq Hardy.
A convite do proprietário, Vincezo Ondei, que considerava um pai, acabou se fixando aqui em fevereiro de 1995.
De imediato, Jacquin deixou duas assinaturas culinárias: as diversas receitas que prepara até hoje com foie gras e uma sobremesa, sua versão do bolinho de chocolate de interior líquido, o petit gâteau, obrigatório em todos os seus menus.
Com essas e outras receitas, conquistou duas vezes o título de chef do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, em 2000 e 2007.
Hoje, vive um momento de glória. No momento em que se escrevia este texto, Jacquin preparava-se para abrir o Jojo, res- taurante de pescados com quarenta lugares no interior do Hotel W, na Vila Olímpia.
O nome é o apelido do pai, René Jacquin, a quem presta uma homenagem. Mas nem sempre foi assim. Ele viveu diferentes fases em sua carreira.
Não faltaram momentos difíceis, como quando foi à falência com o La Brasserie Erick Jacquin, em 2013.
“Eu aprendi a vender o almoço para tentar pagar o jantar. Devia ter fechado em definitivo. Tentei reanimar um restaurante na UTI”, lembra-se, com tristeza.
No ano seguinte, a estrela voltou a brilhar quando foi convidado para ser um dos jurados do MasterChef Brasil.
Revelou-se um ótimo comunicador e conquistou o país com sua postura linha-dura com os participantes do show de talentos exibido nas telas da Band.
Conduz ainda o reality Pesadelo na Cozinha, outro sucesso televisivo no qual tenta ajudar donos de restaurantes em apuros.
Foi assim que conheceu o Ça-Va, bistrozinho que acabou comprando e transformando em outras casas, também no formato de café.
Outro personagem na trajetória de empresário do chef é o sócio Orlando Leone, essencial na administração e multiplicação dos negócios.
A primeira casa que fundaram foi o Les Présidents, em 2019, e, juntos, têm ainda as marcas Lvtetia, Steak Bife e Bar do Vaticano.
Com o novato Jojo, são catorze restaurantes e cafeterias em São Paulo.
“Tenho a sorte de estar na TV há onze anos e de ter encontrado Orlando, que é um empresário extraordinário”, comemora.
Quando não está diante das câmeras ou visitando seus estabelecimentos, cuida com a esposa, Rosângela, dos gêmeos Elise e Antoine, de 6 anos.
É pai também de Edouard, o Doudou, 27, de seu primeiro casamento.
Pela contribuição ao segmento, recebe o título de personalidade gastronômica de 2025.
COMER & BEBER 2025/2026 é uma realização de VEJA SÃO PAULO com patrocínio master de BTG, patrocínio de JBS, 99Food e Prefeitura de São Paulo, apoio institucional do Governo de São Paulo, apoio de Tramontina Hospitality, Nespresso e Baden Baden e parceria de Salton.
Publicado em VEJA São Paulo de 12 de setembro de 2025, edição nº 2961.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android