Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

‘Chef de Alto Nível’, com Ana Maria Braga, tem de “xepa” a cozinha “top”

No reality culinário da Globo, que vai escolher o cozinheiro número 1 do Brasil, Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto são os chefs mentores

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jun 2025, 20h51 - Publicado em 5 jun 2025, 20h42
chef-alto-nivel-equipe
Chef de Alto Nível: Rodrigo Tapias (produtor executivo), Rodrigo Dourado (diretor do gênero), Alex Atala (chef mentor), Ana Maria Braga (apresentadora), Renata Vanzetto (chef mentora), Jefferson Rueda (chef mentor) e Carlo Milani (diretor geral) (Globo/Manoella Mello/Divulgação)
Continua após publicidade

Um reality culinário é a próxima grande aposta das noites da TV Globo. Chef de Alto Nível, com previsão de estreia para julho, promete conquistar os fãs de competições de gastronomia com muita pressão e provas emocionantes.

A atração tem a apresentação luxuosa de Ana Maria Braga, atualmente afastada do matinal Mais Você para gravar o novo programa.

“Desde o momento em que eu entrei na Globo, sempre me cobraram: ‘E aí, não vai ter um programa (noturno)?'”, disse a apresentadora em um evento de apresentação do reality, que deve ser exibido nas noites de terça e quinta após Vale Tudo.

O Chef de Alto Nível é uma versão do americano Next Level Chef, criado e conduzido pelo esbravejante chef inglês Gordon Ramsay e atualmente produzido na Irlanda.

“O próprio ‘time Gordon’ está fascinado com o tempero brasileiro, como a gente é quente, como a gente é emotivo”, diz o diretor geral Carlo Milani.

Como é a dinâmica de Chef de Alto Nível

Vão participar do reality 24 competidores: oito chefs profissionais, oito cozinheiros amadores e oito culinaristas da internet. Depois das seletivas, ficarão cinco pessoas de cada grupo, que vão se mesclar em três times.

Continua após a publicidade

Em parte da temporada, essas equipes vão concorrer entre si, até que, em certa altura do jogo, os desafios passam a ser individuais.

Os times terão mentoria de três chefs famosos de São Paulo: Alex Atala (D.O.M. e Dalva e Dito),  Jefferson Rueda (A Casa do Porco) e Renata Vanzetto (MeGusta, Matilda, Mi.Ado, Mamma Vanzetto e Motel)

“Sobre o convite (de ser uma das mentoras) é isso: foi um choque total, mas aceitei e estou aqui, longe do dos meus 358 negócios e vivendo uma experiência alucinante”, brinca Renata.

Os três profissionais terão a função de compartilhar conhecimentos e técnicas com os aspirantes e avaliar as provas.

Continua após a publicidade
Alex Atala, Ana Maria Braga e Jefferson Rueda em apresentação de 'Chef de Alto Nível
Alex Atala, Ana Maria Braga e Jefferson Rueda em apresentação de ‘Chef de Alto Nível” (Globo/Manoella Mello/Divulgação)

As três cozinhas de Chef de Alto Nível

As equipes se revezarão em três cozinhas bem diferentes entre si, montadas uma em cima da outra. Vejinha visitou o estúdio no início da semana passada, construído em uma tenda erguida nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para o programa, com 1700 metros quadrados.

A cozinha do topo é a industrial, digna de um restaurante estrelado. É a mais bem equipada, toda de inox e com aparatos de ponta, como um sous vide.

No andar de baixo, fica uma versão mais simples, mas eficiente, que lembra uma cozinha doméstica caprichada ou uma profissinal menos sofisticada.

Continua após a publicidade

O grande choque é chegar ao “porão”, no nível de baixo, onde se situa uma cozinha meio detonada, com panelas tortas e geladeira enferrujada.

O competidor (seja ele profissional ou amador) vai descobrir, a cada prova, em qual das cozinhas será o desafio.

Um diferencial da atração é que, para participar das provas, em vez de ir a um supermercado, os competidores terão à disposição uma plataforma que vai descer da cozinha do topo até o porão.

Nesse trajeto, os jogadores vão “pescando” os ingredientes. Os cozinheiros do nível do topo terão acesso aos melhores produtos, enquanto os de baixo, ao que restar — a xepa.

Continua após a publicidade

Esse momento da seleção dos itens promete ser um ponto importante para desestabilizar os jogadores. Vai ter treta sim ou com certeza?

Ainda sem data fechada para estrear, o programa teve as gravações iniciadas em 15 de maio e elas acabam de terminar.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.