Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sabor & Arte estreia na TV paga com 24 horas dedicadas à gastronomia

Com curadoria do jornalista e crítico Josimar Melo, canal por assinatura terá o jogador e gourmet Raí como convidado do programa Food Connection

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h05 - Publicado em 26 jun 2021, 14h21
Montagem com duas imagens. Uma do jornalista Josimar Melo e a segunda imagem do ex-jogador de futebol Raí, à direita
Melo e Raí: apresentador recebe o ex-futebolista (Rafael Cusato/ Divulgação - Reprodução do Instagram/Veja SP)
Continua após publicidade

Se canais pagos como o GNT têm parte de sua grade dedicada à gastronomia, agora programas do gênero se tornarão a única especialidade do Sabor & Arte, da Newco Pay TV (leia-se Band), no ar a partir desta segunda (28) pelas operadoras Claro (561) e Vivo (617). A estreia, marcada para o meio-dia, será com Rota do Sabor, apresentado pelo jornalista e crítico Josimar Melo, que também é o curador do canal. “Quase não teremos enlatados”, diz ele, numa referência às produções compradas no exterior. “Cerca de 95% a programação, inédita, é feita por nós.”

Com mais de três décadas dedicadas ao segmento, Melo estará à frente de atrações como Rota do Sabor, reservada para a abertura da programação, mas que oficialmente deve ir ao ar em horário nobre, sempre de segunda a sexta, às 22h. Em meia hora, o apresentador conta a trajetória de um chef, a vivência dele no fogão e os pratos mais marcantes da carreira. No episódio inicial, o convidado é Jefferson Rueda, de A Casa do Porco Bar, que também ganhará um programa para chamar de seu ao lado da esposa Janaína Rueda. “Vai se chamar Sítio Rueda“, conta Melo. “Será uma espécie de documentário da vida real na roça”. A estreia está prevista para 24 de agosto.

Chef Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Balaio IMS: chef está à frente do programa Engenho Mocotó, nome de seu laboratório culinário (Divulgação/Divulgação)

Melo faz questão de reforçar que o foco é gastronomia e não culinária. “Seremos o primeiro canal com uma mesa-redonda para discutir o assunto, como acontece com o futebol e política”, conta. Nesse caso, fala-se de Food Connection, que ele conduz ao lado da chef Bel Coelho, do Cuia Café, aos domingos a partir das 22h com estreia prevista para 11 de julho. A ideia ter um cardápio variados de temas, muitos deles polêmicos ou, no mínimo, surpreendentes. Também haverá um convidado especial que pode participar de um único episódio ou ficar um mês com a dupla de apresentadores. “O convidado inicial é o Raí”, antecipa Melo. “Queremos sempre alguém que não seja do meio. Embora pouca gente saiba, o Raí, que até hoje é ídolo do Paris Saint-Germain, é um gourmet.” A escolha do ex-craque do São Paulo deve atiçar a curiosidade dos espectadores.

Nas 27 atrações anunciadas, aparecerão temas variados como carne na grelha, panificação, confeitaria e cozinha oriental, além de bebidas como o vinho e coquetéis. Uma das curiosidades ligadas ao ensino é a presença do liceu francês com filial na Vila Madalena, Le Cordon Bleu, que terá pela primeira vez em sua trajetória de 125 anos um programa para chamar de seu. Dona de um ótimo canal de receitas, o Na Cozinha da Helô, Heloisa Bacellar também estará no canal. Há ainda um terceiro programa de receitas, esse com a jornalista Larissa Januário, intitulado Jantar o que?, sempre às 19h de segunda a sexta, com reprise aos fins de semana.

Continua após a publicidade
Le Cordon Bleu
Le Cordon Bleu: liceu culinário francês com 125 anos terá pela primeira vez um programa na TV e com alguns episódios comandados pelo diretor Patrick Martin (Divulgação/Divulgação)

Ainda entre os exemplos que mais devem chamar a atenção é Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó e do Balaio IMS. Ele deve ir ao ar toda segunda às 22h30 com Engenho Mocotó, nome de seu laboratório de experiências culinárias e de interessantes aulas temáticas – tive a felicidade de participar de uma delas sobre feijão – no piso superior de seu restaurante de cozinha nordestina na Vila Medeiros, um dos extremos da Zona Norte paulistana. Além de receitas, vai contar as pessoas que trabalham no Mocotó. Esse é um aperitivo que do que está por vir.

 

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Continua após a publicidade

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Continua após a publicidade

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade