Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Banquetaço celebra a volta do Consea

A ação contra a insegurança alimentar distribui 1000 refeições nesta segunda (27) na Praça da República e 800 pratos nesta terça (28) na Cidade Tiradentes

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2023, 18h38 - Publicado em 27 fev 2023, 09h22
Homem sorrindo ao centro vestido com camisa de manga curta colorida e calça jeans escura, sentado em cadeira de plástico.
O empreendedor Thiago Vinícius, do Organicamente Rango: 200 refeições na Praça da República  (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

Se praticamente todas as edições do Banquetaço tinham um caráter de protesto como o boicote à farinata (proposta de reprocessamento de alimentos prestes a vencer pela prefeitura de São Paulo em 2017 que não vingou), a ação organizada hoje por chefs, ONGs e outras instituições tem como objetivo celebrar nesta segunda (27) e nesta terça (28) a volta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado ao governo federal e extinto em 2019 no primeiro ano do mandato de Bolsonaro.

O Banquetaço está programado hoje a partir das 12h na praça da República. Entre os participantes que vão distribuir alimentos está Thiago Vinícius de Paula da Silva, do restaurante Organicamente Rango e da Agência Popular Solano Trindade, ganhador do prêmio Causal Social de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2022 pelas ações para reduzir a fome em especial na região do Campo Limpo.

“Vou levar um 200 pães, mais arroz, feijão e legumes. É um movimento muito importante, ligado à segurança alimentar em suas diversas áreas  como periferias, índios e quilombolas”, diz  Thiago. Estão prevista 1 000 refeições preparadas na cozinha da Ocupação Nove de Julho por voluntários.

Banquetaço
Distribuição de refeições : edição anterior realizada na Praça da República (Banquetaço/Divulgação)

 

Nesta terça (28 ), a ação se transfere para a Praça do Povo (Avenida dos Metalúrgicos, 2.100), na Cidade Tiradentes. Lá estarão a chef Leila D’Barsoles, em parceria com a ONG Academia Carolinas e o grupo Pombas Urbanas, além do Instituto Capim Santo, comandado pela chef Morena Leite. Serão 800 pratos distribuídos.

O Banquetaço se define como “um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável.”. Outras atividades ocorrem pelo interior do estado de São Paulo e em outas cidades e capitais brasileiras de dezenove estados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.