Banquetaço celebra a volta do Consea
A ação contra a insegurança alimentar distribui 1000 refeições nesta segunda (27) na Praça da República e 800 pratos nesta terça (28) na Cidade Tiradentes

Se praticamente todas as edições do Banquetaço tinham um caráter de protesto como o boicote à farinata (proposta de reprocessamento de alimentos prestes a vencer pela prefeitura de São Paulo em 2017 que não vingou), a ação organizada hoje por chefs, ONGs e outras instituições tem como objetivo celebrar nesta segunda (27) e nesta terça (28) a volta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado ao governo federal e extinto em 2019 no primeiro ano do mandato de Bolsonaro.
O Banquetaço está programado hoje a partir das 12h na praça da República. Entre os participantes que vão distribuir alimentos está Thiago Vinícius de Paula da Silva, do restaurante Organicamente Rango e da Agência Popular Solano Trindade, ganhador do prêmio Causal Social de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2022 pelas ações para reduzir a fome em especial na região do Campo Limpo.
“Vou levar um 200 pães, mais arroz, feijão e legumes. É um movimento muito importante, ligado à segurança alimentar em suas diversas áreas como periferias, índios e quilombolas”, diz Thiago. Estão prevista 1 000 refeições preparadas na cozinha da Ocupação Nove de Julho por voluntários.

Nesta terça (28 ), a ação se transfere para a Praça do Povo (Avenida dos Metalúrgicos, 2.100), na Cidade Tiradentes. Lá estarão a chef Leila D’Barsoles, em parceria com a ONG Academia Carolinas e o grupo Pombas Urbanas, além do Instituto Capim Santo, comandado pela chef Morena Leite. Serão 800 pratos distribuídos.
O Banquetaço se define como “um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada, para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável.”. Outras atividades ocorrem pelo interior do estado de São Paulo e em outas cidades e capitais brasileiras de dezenove estados.