A cozinha da cidade mineira de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, quase divisa com a Bahia, está em festa. Não digo toda ela, mas a embaixada da cidade do semiárido que a chef Manuelle Ferraz mantém aqui na capital: o restaurante A Baianeira, dividido em dois endereços, uma casinha na Barra Funda e outra no subsolo do portentoso Masp, escolhida para sediar a comemoração.
Lá se vão sete anos que começaram com a venda de pão de queijo (mais mineiro impossível, uai). “Além de ser um número bem simbólico, minha vida está traduzindo isso. O ponto alto de uma travessia…”, define a cozinheira. A celebração tem cardápio especial intitulado Um Punhado de Cada Coisa, que estreia no sábado (14) e prossegue até o fim de setembro.
Vão à mesa sete itens: pão de queijo recheado de carne de panela com ovo caipira, pastelzinho de abóbora com quiabo, coxinha de frango e requeijão, beiju de polvo, saladinha de feijão andu com caranguejo, quenga de forno com ragu de ostra de mangue e minibobó de camarão, a Bahia do Baianeira, que chega acompanhado pelo drinque o vale, criado por Néli Pereira, com gim, xarope de goiaba com pimenta-de-cheiro e tônica. A festança tem ainda mesa de doces. Há também uma versão vegetariana. Cada uma delas sai a R$ 140,00 por pessoa.
A Baianeira
Avenida Paulista, 1578, 2º subsolo (Masp). tel. 3266-6864. Tem acessibilidade.
Instagram: @abaianeira
+ Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma