No domingo (22) é o Dia Mundial Sem Carro, um movimento que começou na França em 1997 e em 2000 já havia sido adotado por vários outros países da Europa. Em São Paulo, as atividades são realizadas desde 2003 e de lá para cá só vem crescendo.
A data foi criada como uma forma de reflexão diante da poluição das grandes cidades, buscando amenizar também o problema do meio ambiente e encontrando formas alternativas de transporte sem automóvel. Eles liberam uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) que traz muitos danos à camada de ozônio, poluição, doenças respiratórias, sem contar o nervoso que dá aquela quantidade de carros na rua. Isso, inclusive, pode atrapalhar na perda de peso, sabiam?
Muita gente não sabe, mas o estresse causado pela correria do dia a dia, trânsito, somado a dormir pouco, irritação, desgaste no trabalho e outros fatores, aumentam o nível de cortisol no nosso organismo e isso dificulta na hora de eliminar os quilos da balança.
É preciso enxergar que pequenas mudanças na sua rotina podem melhorar o mundo e também a nossa saúde. Existem pessoas que vão à farmácia na esquina de casa, por exemplo, com o carro. E no caso de irem a pé, além de uma caminhada, já ajudariam a não poluir a cidade e ainda economizariam combustível. Pessoas que moram bem próximas ao trabalho, mas apelam para o automóvel. Uma bobagem!
Ao invés disso, uma alternativa bacana é o aluguel de bicicletas, que já ocorre em vários pontos da cidade e é possível loca-las em um lugar e devolver em outro, o que facilita bastante.
Vocês se lembram que comentei em um outro post que é melhor para a saúde se exercitar pouco do que nunca? Então, podemos aproveitar e tentar fazer o máximo de coisas a pé ou de bicicleta, pois estaremos ajudando a nossa saúde e também o meio ambiente.
Comece hoje mesmo a mudar sua qualidade de vida, o meio ambiente e sua saúde agradecem.