A rede de metrôs e trens de São Paulo é a maior do país, e abrange, ao todo, treze linhas e mais de 300 km de extensão. A Vejinha reuniu aqui o mapa do Metrô e da CPTM, seus principais trajetos e algumas curiosidades sobre a rede metroferroviária do estado.
+ LISTA: Doze curiosidades que você não sabia sobre o metrô
A Linha 1-Azul é a linha de metrô mais antiga do Brasil, inaugurada em 1974. No caso da CPTM, empresa fundada em 1992, a história é mais antiga: o trecho das linhas Linha 7-Rubi e 10-Turquesa, entre as cidades de Jundiaí e Rio Grande da Serra, é o mais antigo do estado, já que pertencia à São Paulo Railway, inaugurada em 1867.
Confira o mapa atual do Metrô e da CPTM:
Linha 1-Azul
A Linha 1-Azul do metrô é uma das principais ligações entre a Zona Sul e a Zona Norte da cidade, ligando o distrito de Tucuruvi ao Jabaquara.
Com passagem pela Luz, na região central, é possível fazer baldeação com as linhas 7, 10 e 11 da CPTM.
Linha 2-Verde
A Linha 2-Verde começa na estação Vila Prudente, na Zona Leste, e segue até a estação Vila Madalena, na Zona Oeste.
A maneira mais fácil de chegar na Avenida Paulista é através deste trajeto, que conta com três estações nos arredores da via mais famosa da cidade: Consolação, Trianon – Masp e Brigadeiro.
No trajeto completo, o metrô passa por bairros como Mooca, Belém e Tatuapé.
Linha 3-Vermelha
Uma das mais movimentadas da cidade, a Linha 3-Vermelha conecta regiões estratégicas da cidade, como a Sé, a República, o Tatuapé, a Barra Funda e Itaquera.
É o trajeto mais extenso do sistema metroviário, com 22 km de extensão. Em suas extremidades, conecta os dois maiores estádios da cidade: a Neo Química Arena, do Corinthians, e o Allianz Parque, do rival Palmeiras.
+ Os bilhetes de metrô mudaram muito desde 1974
Linha 4-Amarela
A primeira linha de São Paulo a ser operada pela iniciativa privada, a Linha 4-Amarela abrange do Centro à Zona Oeste.
O trajeto, a partir da Estação da Luz, passa pela República, Avenida Paulista, Faria Lima, Butantã, Morumbi e Vila Sônia, a estação mais recente, inaugurada em 2021.
Linha 5-Lilás
A Linha 5-Lilás liga o bairro do Capão Redondo à Chácara Klabin, com dezessete estações e quase 20 km de extensão.
Entregue em 2019, atravessa toda a Zona Centro-Sul, cobrindo as regiões de Santo Amaro, Largo Treze, Borba Gato, Brooklin, Moema e Parque do Ibirapuera.
Linha 7-Rubi
É a maior linha da CPTM, com 60 quilômetros de extensão. É também uma das mais antigas, com trajeto entre as cidades de Jundiaí e Rio Grande da Serra, que pertencia à São Paulo Railway, inaugurada em 1867.
A linha conecta a Estação da Luz com a Barra Funda, Lapa, Pirituba, Jaraguá, Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista e Jundiaí.
+ Governo rescinde contrato com consórcio da Linha 17 – Ouro
Linha 8-Diamante
A Linha 8-Diamante liga a região de Itapevi com a estação Júlio Prestes, na Santa Cecília. São 24 estações e 42 km de extensão, incluindo o serviço da extensão entre Itapevi e Amador Bueno, na Zona Oeste.
Linha 9-Esmeralda
A Linha 9-Esmeralda liga o município de Osasco ao Grajaú, distrito na Zona Sul da cidade.
Com 35 km, o trajeto margeia o Rio Pinheiros, e é a maneira mais fácil de se chegar no Autódromo de Interlagos.
Linha 11-Coral
A Linha 11-Coral liga o município de Mogi das Cruzes à cidade de São Paulo, passando também pelos municípios de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
É a segunda linha mais extensa da CPTM, com 50,5 km de extensão.
+ Iphan recomenda suspensão de escavação em obra do metrô no Bixiga
Linha 12-Safira
A Linha 12-Safira conecta o Brás com o município de Poá, passando por Itaquaquecetuba.
Com 39 km, passa pelo campus da USP Leste.
Linha 13-Jade
Inaugurada em 2018, é a primeira linha totalmente projetada, construída e operada pela CPTM.
Com três estações, ela liga as proximidades do Aeroporto de Guarulhos à estação Engenheiro Goulart, onde se conecta à Linha 12-Safira.
Em construção, um monotrilho ligará os terminais do aeroporto com a Linha 13-Jade, com previsão para inauguração em 2024.
Linha 15-Prata
A Linha 15-Prata do monotrilho teve o primeiro trecho inaugurado em 2014.
Com dezoito estações no projeto, atualmente conta com onze em funcionamento: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.