Com o objetivo de disseminar a tradição de drinks ao redor do mundo nasceu o World Class, da Diageo, empresa que é líder internacional na produção de destilados premium, com suas marcas Reserve: Ciroc, Ketel One, DonJulio, Bulleit, Zacapa, Johnnie Walker Gold Label Reserve, Tanqueray e Ypióca. O World Class é um selo que promove e desenvolve, de várias formas, uma cultura consistente de coquetelaria voltada tanto para bartenders quanto para o público final. Uma das ações do selo é o torneio para eleger o bartender número 1 do mundo. Ele ocorre desde 2009, com a presença de competidores de diversos países. Esse campeonato foi criado com o objetivo de revelar talentos, inspirar os participantes e celebrar o melhor da coquetelaria. Anualmente, são feitas eliminatórias regionais. Depois disso, a nata dos profissionais se reúne em um país para disputar a final. Em 2012, ela ocorreu no Rio de Janeiro – primeira cidade das Américas a receber o evento.
A edição 2016 do torneio contou com a participação de 10 000 pessoas de sessenta países. O vencedor da etapa brasileira foi Marquinhos Felix, do Bar., de São Paulo. Ele agora faz companhia a bartenders como Paulo Freitas, Diego Barcellos, Laércio Silva, o Zulu, e Kennedy Nascimento – vencedores das edições nacionais de 2012, 2013, 2014 e 2015, respectivamente – no hall de nomes consagrados da coquetelaria no país. Este ano, a decisão foi realizada em Miami, nos Estados Unidos, com a presença de 56 selecionados. Durante quatro dias, eles duelaram em provas criadas para testar a criatividade na elaboração de receitas de drinks. Um dos desafios envolveu a criação de um pop-up bar em 24 horas. E pela primeira vez na história, o título de melhor bartender do mundo ficou com uma mulher, a francesa Jennifer Le Nechet, que é responsável pela carta de drinks do Café Moderne, em Paris. “Isso me inspira a continuar ultrapassando os limites dos sabores e a explorar todos sentidos que podem estar presentes em um coquetel”, discursou na ocasião a vencedora.
O World Class também promove várias outras ações que gravitam em torno do universo dos drinks. Um de seus braços importantes envolve a realização de cursos de coquetelaria, que já capacitaram mais de 25 000 profissionais do setor. Festivais de bebida, festas e outros eventos engordam essa agenda, formando um grande movimento em torno da exaltação da arte de beber melhor. Em setembro, o selo marcou presença no festival gastronômico Taste, realizado no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. Vencedores ou finalistas do campeonato World Class promoveram uma série de aulas sobre coquetelaria. No domingo, 23, Schweppes e Tanqueray receberam convidados para uma tarde de drinks no Cozinha 212, restaurante paulistano dos sócios Victor Collor e Stefan Weitbrecht. A ocasião marcou o início da temporada de moda 2016. Na data, o próprio Marquinhos Felix e os bartenders Dudah Bonatto (embaixadora Tanqueray) e Diogo Sevilio Pedraçoli ensinaram os convidados a preparar drinks, como o exclusivo Gin Tônica Special Edition SPFWN42.
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