A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (11) que a cidade terá tarifa zero nos ônibus aos domingos a partir do dia 17 de dezembro. A medida valerá das 0h às 23h59 para todas as linhas.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) confirmou que gratuidade também será adotada no Natal (25), Ano Novo (1) e no aniversário da capital paulista, no dia 25 de janeiro. Segundo Nunes, o objetivo é incentivar o turismo e lazer.
Com a proposta, a gestão municipal espera deixar de arrecadar cerca de 280 milhões de reais ao ano. “Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Vamos deixar de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, que soma R$ 280 milhões no ano. Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então tecnicamente não existe um aumento de recurso”, afirmou Nunes.
Os passageiros ainda terão que passar o Bilhete Único, porém o valor não será cobrado. Para aqueles sem o cartão, o cobrador irá liberar o acesso nas catracas.
Em entrevista à Vejinha em março, Nunes afirmou ter planos para a tarifa zero. “Eu quero fazer e, se for possível, farei. Estão sendo feitos os estudos, e isso depende de uma série de variantes, como a questão financeira, e de alteração de legislação federal”, disse, na época.