Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Saiba como funcionará a operação de ônibus no Natal e Ano Novo

Esquema prevê tarifa zero nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, mudanças na frota e desvios na região da Avenida Paulista

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 dez 2025, 16h45 •
Ônibus iluminados
Ônibus iluminados de Natal (Prefeitura de SP/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Continua após a publicidade

    Para garantir a mobilidade dos paulistanos durante as festas de fim de ano, a SPTrans anunciou uma operação especial para o Natal e o Réveillon de 2025. O esquema inclui gratuidade nos ônibus municipais nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, ajustes na frota, desvios de itinerários e mudanças no funcionamento dos postos de atendimento, especialmente na região da Avenida Paulista, que receberá a tradicional festa de virada do ano.

    Operação dos ônibus

    No funcionamento da frota, o dia 24 de dezembro contará com operação equivalente à de qualquer outro sábado. Já nos dias 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro, os ônibus circularão com frota de domingo, e operarão com tarifa gratuita.

    Alterações na rota

    Em razão da montagem e desmontagem da estrutura do Réveillon na Paulista, haverá alterações importantes no trânsito e nos itinerários de ônibus. Até o dia 6 de janeiro, entre 22h e 5h, o Túnel José Roberto F. Mellen, que liga a Avenida Paulista e a Doutor Arnaldo, ficará totalmente interditado.

    A Avenida Paulista também terá bloqueio integral até as 5h do dia 6, no trecho entre a Rua Bela Cintra e a Rua Haddock Lobo. A partir das 20h do dia 30 de dezembro até o término da festa, em 1º de janeiro, a interdição será ampliada para todo o trecho entre a Rua Teixeira da Silva e a Rua da Consolação.

    Continua após a publicidade

    Operação especial para a virada

    Para atender ao público esperado na virada do ano, a SPTrans organizou uma operação especial com 46 linhas e cerca de 500 veículos. Com a interdição da Avenida Paulista, o desembarque dos passageiros será realizado em vias próximas, como a Rua da Consolação, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Alameda Santos e as ruas Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antônio Carlos.

    As estações Paulista e Brigadeiro do Metrô serão os principais pontos de integração para acesso ao evento. A operação contará ainda com o apoio de 73 técnicos de transporte, 21 viaturas e dez motocicletas para orientação de usuários e motoristas.

    Postos de atendimento

    O funcionamento dos postos de atendimento e venda também sofrerá alterações. Nos dias 24 e 31 de dezembro, os postos em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão das 6h às 18h, enquanto os postos Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans permanecerão fechados. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, todos os postos de atendimento da SPTrans estarão fechados, em razão da gratuidade nos ônibus.

    O atendimento será retomado normalmente nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já os postos localizados nas unidades do Descomplica SP não funcionarão nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, com retomada também nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês