Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Quem é Osvaldo Nico Gonçalves, novo secretário de segurança pública de São Paulo

Com mais de quatro décadas de atuação na Polícia Civil, Nico já comandou as prisões de Fabrício Queiroz, em 2020, e Roger Abdelmassih, em 2014

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 dez 2025, 15h32 •
osvaldo-nico-gonçalves
Delegado Osvaldo Nico Gonçalves é o novo secretário de segurança pública de São Paulo (Governo de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O delegado Osvaldo Nico Gonçalves é o novo secretário de segurança pública de São Paulo desde a última segunda-feira (1), quando o deputado federal Guilherme Derrite deixou o cargo. O ex-secretário foi exonerado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no dia 5 de novembro e agora retorna definitivamente à Câmara dos Deputados após relatar o PL Antifacção.

    Conheça o novo secretário

    Nico Gonçalves, como é conhecido, foi anunciado ao posto na última sexta-feira (28). Desde 2023, o delegado assumia o secretariado executivo da antiga pasta e era considerado o principal auxiliar de Derrite.  

    Formado em Direito, professor concursado da Academia de Polícia (Acadepol) e especialista em Polícia Judiciária, Nico já ocupou diferentes posições na segurança pública. Entre elas, estão a atuação como chefe da Delegacia Antissequestro e como delegado-geral da Polícia Civil na gestão Rodrigo Garcia, em 2022. Ele também dirigiu o Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope) e criou o Grupo de Operações Especiais (GOE), em 1992. 

    Um dos casos de maior repercussão midiática comandados pelo delegado foi a prisão do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, em 2020.

    Após a mobilização de cinco viaturas e 15 policiais para a ocorrência, Queiroz foi encontrado em Atibaia, no interior de São Paulo, e preso por lavagem de dinheiro, organização criminosa e tentativa de interferir em investigações.

    Continua após a publicidade

    Em 2014, Nico também liderou a equipe que prendeu Roger Abdelmassih, ex-médico condenador pelo estupro de 37 pacientes em seu consultório de reprodução assistida entre 1995 e 2008.

    Dono de restaurantes

    Além da carreira policial, o delegado é conhecido pelos estabelecimentos gastronômicos administrados pela sua família. Ele é sócio minoritário de três pizzarias da rede Sala Vip com sua esposa e filhos. A primeira unidade, no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, funciona há mais de 40 anos. A família também administra o Nico Pasta & Basta e o Donna Di Nico Trattoria, restaurantes italianos localizado no Ipiranga.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês