Avatar do usuário logado
OLÁ,

Prefeitura lança edital de R$ 60,3 milhões para reformar o Minhocão

Objetivo da ação é corrigir problemas estruturais identificados em inspeção na via, que nunca passou por reformas desde sua construção

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 set 2023, 17h41 - Publicado em 12 set 2023, 16h12
Imagem mostra imagem aérea do Minhocão, com pedestres caminhando no elevado
Minhocão aberto para circulação de pedestres. (Germano Lüders/Veja SP)
Continua após publicidade

A prefeitura lançou neste mês um edital para a recuperação estrutural do Viaduto Elevado João Goulart, o Minhocão, com um orçamento de 60,3 milhões de reais. A licitação para contratação das obras foi publicada em 25 de agosto e a abertura das propostas está prevista para o próximo dia 20.

+ Funcionários que vendem bilhetes nas linhas 8 e 9 de trem mantém paralisação

A reforma contemplará serviços de recuperação e tratamento de estruturas de concreto, aparelhos de apoio, fissuras, pavimentos, elementos metálicos e alvenaria. Também será feita limpeza geral, recomposição de taludes, proteção superficial do concreto, sinalização horizontal e outros serviços pontuais.

O objetivo da ação é corrigir patologias estruturais identificadas na inspeção realizada na via, retomar a integridade da estrutura e prolongar sua vida útil. Segundo a gestão municipal, não há registros de reformas desse tipo desde a sua construção.

De acordo com o Plano Diretor da cidade, o viaduto será desativado para carros até 2029. A Câmara Municipal aprovou um decreto legislativo (93/2019) em 2020 que prevê a convocação de um plebiscito para decidir se o Minhocão deve virar parque público ou ser demolido.

Continua após a publicidade

A prefeitura disse que, para não impactar o trânsito, realizará a reforma em horários de menor tráfego, mas não deu detalhes sobre onde será instalado o canteiro de obras.

O edital integra o plano de reformas e manutenções de pontes e viadutos em São Paulo, com investimentos previstos de 1,64 bilhão de reais.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade