A Polícia Militar apura o caso de uma policial de folga que não interviu ao presenciar um homem apontando uma arma para um jovem negro nas proximidades da estação Carandiru do metrô, na Zona Norte, no domingo (12).
O vídeo do momento foi inicialmente publicado pela Ponte Jornalismo. Nele, é possível ver um homem identificado como Paulo ameaçando o jovem com uma arma. Uma mulher defende o garoto e, em dado momento, chega a se colocar na frente dele para que o homem não atire. O repórter fotográfico responsável pelo vídeo avista uma policial e pergunta se ela não irá intervir na situação. Ela responde que está de folga e que o procedimento é ligar para o 190 e chamar uma viatura. Em dado momento, o jovem se aproxima da policial e ela o chuta.
Por fim, o adolescente sai do local.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a policial militar que aparece nas imagens já foi identificada e irá responder criminal e disciplinarmente pela conduta omissa registrada pelas imagens, “considerada grave uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”. A pasta esclareceu ainda que “todos os policiais militares passam por treinamentos, independentemente da área em que atuam”.
Homem armado ameaça jovem negro e policial militar se recusa a ajudar: “estou de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura” 👇🏿 pic.twitter.com/3Lkcdq9MVc
— Ponte Jornalismo (@pontejornalismo) November 13, 2023