Em suas leituras, o chef Vitor Sobral descobriu que o escritor e poeta Fernando Pessoa, português como ele, além de gostar da tradicional cozinha lusa, tinha uma paixão especial por carne de caça. O que seria uma aparente nota de pé de página foi a centelha para o chef definir a última receita do menu Fernando Pessoa: uma empada de perdiz com guisado de cogumelos e alecrim. No total de seis pratos, o cardápio será servido na Tasca da Esquina unicamente no jantar desta quarta (30).
“Ele é um dos poetas que mais admiro, e gostava de coisas diferentes, o que torna mais fácil criar uma homenagem dentro desse espírito” completa Sobral, chef português que comanda a Tasca da Esquina original, em Lisboa, e sua filial paulistana. Para cada sugestão, o chef buscou referências dentro da biografia do escritor, como suas passagens pela Ásia e África, e elegeu uma poesia para representá-lo.
+ Receita do camarão na salmoura, com palmito confitado e vinagrete de maracujá
+ Conheça mais sobre o Tasca da Esquina
+ Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, também apresenta menu especial na semana
Daí surgiram o bacalhau ao forno guarnecido de creme de couve-flor, tomate assado e amêndoa torrada com especiarias, ilustrado no menu pela poesia “Mar Português”, do livro “Mensagem”; e o camarão na salmoura, palmito fresco confitado e vinagrete de maracujá, relacionado ao poema “Tabacaria”. Durante o evento, a soprano Julianne Daud interpretará os poemas de cada prato.
Completam ainda o cardápio especial outras releituras, como a azevia, um tradicional pastel doce comumente feito de batata-doce ou grão-de-bico. Na versão de Sobral, a massa é de mandioca ao gengibre. O evento custa R$ 220,00, com direito à harmonização de vinhos portugueses das regiões do Alentejo, Bairrada e Dão. Do valor do jantar, 30% será destinado ao CPA – Centro Pró Autista. As reservas devem ser feitas com a gerência do restaurante, no telefone (11) 3141-1149.