O que é o Paese? Entenda o que é o sistema acionado pela Linha 4-Amarela
Paese foi acionado após falha na Linha 4-Amarela que afetou suas transferências nas estações Luz, República, Paulista e Pinheiros
Nesta terça-feira (21), uma falha no sistema de sinalização da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, transformou a manhã em um caos na linha e fora dela. O problema ocorreu às 4h40 e afetou todas as estações da linha, segundo a Via Quatro, concessionária que administra a linha.
A empresa informou que, cinco minutos após a detecção da falha, o Paese foi acionado. Mas afinal, o que é esse sistema?
O Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente as Situações de Emergência ou, simplesmente, Paese, é um sistema que é acionado quando ocorre algum tipo de paralisação ou interrupção dos serviços do Metrô, ônibus, trens e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
O Paese é um sistema de ônibus que atuam transportando as pessoas entre os pontos que foram afetados. Ele é acionado apenas dentro da cidade de São Paulo e pode se estender até uma estação após o limite geográfico do município, como em casos de atendimento a algumas linhas da CPTM.
No caso da Linha 4-Amarela, nesta terça-feira, foram enviados inicialmente 24 ônibus e, em seguida, o pedido de mais 10 veículos, totalizando 34, de acordo com a concessionária.
Caos pela manhã
Por volta das primeiras horas do dia, a Via Quatro, concessionária que administra a linha, registrou uma instabilidade no sistema de controle dos trens. Por segurança, a velocidade foi reduzida e os intervalos entre as composições aumentaram, o que gerou acúmulo de passageiros nas plataformas e atrasos nos deslocamentos.
As transferências entre a Linha 4-Amarela e outras linhas do metrô e da CPTM — como nas estações Luz, República, Paulista-Pernambucanas e Pinheiros — chegaram a ser temporariamente fechadas, dificultando o trajeto de quem depende das transferências.
A Via Quatro informou que operação foi normalizada às 11h30, com velocidade e intervalos adequados para o período.
Quem é Rom Santana, o “Rei do Bixiga” e sensação da noite paulistana
Prefeitura investe R$ 40 bilhões em ações em plantio e proteção ambiental





