Palco de tecnologia e diferentes mídias, a 12ª edição do FILE — Festival Internacional de Linguagem Eletrônica chega novamente a São Paulo. O evento começa na próxima terça (19) e vai até 21 de agosto, no Centro Cultural Fiesp — Ruth Cardoso.
Exposições, performances e workshop também poderão ser conferidas em outros espaços: Galeria de Arte do SESI, Teatro do SESI-SP e Mezanino do Centro Cultural, na Avenida Paulista. A entrada é gratuita.
A atração Nemo Observatorium, que simula a experiência sensorial de um tornado, é um dos destaques desta edição. O body hack, jogo de karaokê no qual os participantes imitam celebridades, e o Euphorie, espécie de Guitar Hero no qual os instrumentos são substituídos por neon, também prometem fazer sucesso entre o público.
Paralelo ao festival, acontece o FILE Hipersônica, evento experimental de sonoridade eletrônica que utiliza ferramentas digitais contemporâneas. A programação dura quatro noites, durantes as quais sete artistas brasileiros e estrangeiros fazem suas apresentações sempre às 20h.
Confira abaixo a agenda do FILE Hispersônica:
DIA 19 (terça)
Alfredo Cinameo (Holanda) e Euphorie (frança)
DIA 20 (quarta)
Nicolas Maigret (França) e André Rangel (Portugal)
DIA 21 (quinta)
Eduardo Patrício (Brasil) e Eduardo Nespoli (Brasil)
DIA 22 (sexta)
Giuliano Obici (Brasil)