Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

As novidades dos cursos de pós-graduação na capital

De aplicativos a realidade virtual, faculdades investem em tecnologia e abusam da criatividade para fisgar o aluno em busca de guinada na carreira

Por Gabrielli Menezes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 fev 2018, 06h00 - Publicado em 16 fev 2018, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Assim como grande parte da oferta acadêmica, a pós-graduação lato sensu, também chamada de especialização, segue a demanda do mercado quando se trata do surgimento de novos cursos. A categoria conta com um facilitador em relação às graduações: não precisa cumprir trâmites legais do Ministério da Educação (MEC). Isso significa que as instituições, desde que credenciadas no órgão, são livres para criar a grade curricular que desejarem.

    As opções costumam ser de curta duração e buscam oferecer aos alunos, já graduados, competências específicas para uma possível ascensão profissional. “Atualmente, as maiores novidades incluem tecnologia e criatividade”, aponta o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação, Marcelo Saraceni.

    No Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, entre os mais recentes recursos metodológicos, destacam-se uma plataforma digital com todo o material do curso e uma mesa interativa que reproduz o laudo do paciente em 3D. Ela é utilizada para a pós-graduação em Dermatologia Oncológica, inédita em São Paulo, lançada há cinco meses pelo instituto. “Por causa da tecnologia, que produz novas drogas e tratamentos em alta velocidade, os médicos estão procurando cada vez mais por especialidades”, diz a coordenadora do setor de pós-graduação, Gisleine Eimantas.

    Pós Graduação
    Marcia Auriani, da Belas Artes: lucro em negócios inovadores, como realidade virtual (Antonio Milena/Veja SP)

    Na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a tecnologia consiste na chave do curso Data Science e Informática para Área da Saúde, que estreia na sexta (23). Voltado para administradores e gestores, o programa mostra como usar inteligência artificial para otimizar o funcionamento de hospitais. “Por meio de um banco de dados com o histórico dos pacientes do pronto atendimento, é possível, por exemplo, prever uma internação”, explica o gerente de arquitetura de sistemas e soluções da instituição, Antonio Valadares Gomes Neto.

    Também é por meio de dados que os alunos de Big Data e Inteligência de Marketing, da ESPM, aprendem a organizar informações de modo estratégico. O diferencial do curso: metade das aulas é ministrada por profissionais da IBM, empresa americana dedicada à tecnologia da informação. “Com docentes envolvidos diretamente com a profissão, conseguimos trazer soluções inovadoras para dentro da sala de aula”, comenta o coordenador acadêmico da pós-graduação, Júlio Figueiredo.

    Continua após a publicidade

    Sistematizar as ideias é a intenção de quem se inscreve na pós de Gestão em Economia Criativa da Belas Artes. Durante um ano, os pupilos aprendem sobre temas como gestão empresarial e liderança. No último semestre, prepararam um projeto viável para o mercado que pode incluir realidade virtual. “Queremos que designers e artistas tenham suporte teórico para gerar lucro com suas criações”, explica a coordenadora Marcia Auriani.

    No curso livre de Negócios Digitais, da Fundação Getulio Vargas (FGV), que começa em março, as ideias das turmas ganham ainda mais impulso para sair do papel. Isso porque, após quatro meses de estudos on-line via aplicativo e workshops presenciais, os alunos apresentam os projetos digitais a uma banca composta de investidores.

    Faap
    Faap: curso inclui criação de startup (Fernando Silveira/Faap/Veja SP)

    “A revolução digital está transformando os negócios e, por consequência, as especializações”, diz Fábio Luis Francisco, coordenador do curso Real Estate & Construction Management, da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), lançado neste ano e voltado a profissionais envolvidos com a construção civil. Além de terem material inteiramente digital e aulas que incluem visitas técnicas a empresas do setor, os aprendizes criam uma startup no fim do curso.

    Continua após a publicidade

    Outra novidade da engenharia é a pós em Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Áreas Contaminadas, que abre as inscrições para a primeira turma em julho, no câmpus de Rio Claro, no interior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Nesse caso, a demanda surgiu dos próprios profissionais da área. “Pessoas da região nos procuraram”, conta o vice-coordenador José Silvio Govone. “Montamos, então, a grade curricular e a encaminhamos para aprovação da reitoria.”

    O público reúne geólogos, químicos, matemáticos e engenheiros que trabalham ou desenvolvem atividades relacionadas ao meio ambiente. A ênfase é em águas subterrâneas. Todos esses programas podem ajudar a alavancar a carreira, mas têm seu preço. Há opções que demandam até 4 000 reais por mês.

    Energético na carreira

    O preço e a duração de algumas pós-graduações

    Big Data e Inteligência de Marketing
    Local: ESPM, Vila Mariana
    Preço: 36 064,07 reais, à vista
    Duração: um ano e meio

    Continua após a publicidade

    Data Science para Área da Saúde
    Local: Albert Einstein, Pinheiros
    Preço: 17 164,24 reais, à vista
    Duração: onze meses

    Dermatologia Oncológica
    Local: Sírio-Libanês, Bela Vista
    Preço: 1 500 reais por mês
    Duração: um ano e meio

    Gestão em Economia Criativa
    Local: Belas Artes, Vila Mariana
    Preço: 30 273,60 reais, à vista
    Duração: um ano e meio

    Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Áreas Contaminadas
    Local: Unesp, Rio Claro
    Preço: 490 reais por mês
    Duração: nove meses

    Continua após a publicidade

    Negócios Digitais
    Local: FGV, Bela Vista
    Preço: 16 320 reais, à vista
    Duração: quatro meses

    Real Estate & Construction Management
    Local: Faap, Higienópolis
    Preço: 25 500 reais, à vista
    Duração: dois anos

    Publicidade

    Publicidade