Os próximos meses prometem ser os mais agitados do ano. A partir de junho, uma legião de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo começa a aportar na capital paulista para assistir aos jogos da Copa do Mundo que ocorrem na Arena Corinthians, o Itaquerão. Mesmo aqueles torcedores que não conseguiram ingressos para assistir às partidas de perto, encontram burburinho em bares que vão transmitir as disputas em televisões ou telões.
- Um guia de lugares para levar seu amigo turista
- Atrações bacanas em todas as cidades-sede da Copa do Mundo
- Maior grafite a céu aberto da América Latina colore chegada a Itaquera
Sempre versátil, São Paulo também apresenta alternativas bacanas para quem quer fugir da muvuca e torcer pela seleção do sofá da sala. Os paulistanos que pretendem receber os amigos em casa têm à disposição uma série de produtos e serviços bacanas, de objetos temáticos para decoração a aluguel de chopeira. Especialista na organização de festas e eventos, Cristina Buchain sugere espalhar bolinhas de futebol de plástico pelo ambiente e pendurar no teto espirais feitas com folhas de espuma vinílica acetinada (EVA) verdes e amarelas. “É leve, barato e fácil de encontrar em lojas e papelarias”, afirma.
Esse mesmo material pode ser usado no fundo das bandejas onde serão dispostos os aperitivos. A expert indica sanduíches embrulhados individualmente e pipoca em saquinhos, como aqueles servidos em festas infantis, entre outros quitutes. Quem não tem tempo (ou habilidades culinárias!) para preparar as comidinhas, tem a opção comprar antepastos e petiscos prontos em ótimas rotisserias.
Se a ideia é assistir aos jogos em clima de churrasco, vale conferir o que propõem dois açougues gourmets. São cortes de qualidade de picanha, fraldinha, bife ancho, entre outros, além de acessórios, temperos e cervejas especiais. Outra opção que tem tudo para agradar é transformar a celebração futebolística em Festa Junina. “Dá para usar copos descartáveis nas cores da bandeira do Brasil e servir vinho quente e quentão, aproveitando o friozinho”, sugere Cristina.
Rotisserias com boas opções de petisco
- Antipasti: os antepastos são vendidos em porções fechadas de 250 gramas. São opções como a berinjela rústica frita em pedaços junto de pimentões vermelho e amarelo, azeitona preta e cebolinhas assadas quase adocicadas (26 reais; 250 gramas).
- La Pergoletta: a tradicional cantina da Zona Leste é precedida por uma lojinha. As focaccias (17,90 reais), como a temperada por sal e alecrim, são deliciosas para petiscar. Há ainda pizzas (18 reais a 20 reais) pré-assadas e embaladas a vácuo.
- Sole Comidas Artesanais: propõe uma ampla gama de petiscos, caso dos cubos de frango tailandês em crosta de gergelim (61 reais o quilo). Cada pedaço vem espetado num palito de bambu, no jeitinho para ser mergulhado no molho de amendoim.
Sem sair do regime
- All Light Gourmet: especializada na venda de refeições balanceadas sob encomenda, oferece três combos de wraps para quem quer assistir aos jogos sem sair do regime. O pacote maior, com quinze sanduíches, custa 180 reais. Uma das combinações leva frango, mussarela light, coalhada, pimentão, cebola e alface. Também é possível trocar a cerveja por refrescos como mate ao capim-limão (50 reais; cinco garrafinhas). Pedidos com 48 horas de antecedência.
Salgadinhos e guloseimas
- Benjamin Abrahão: a rede de padarias oferece um pacote de quitutes para quatro pessoas (128 reais), vendido apenas sob encomenda. São vinte coxinhas, mais duas dezenas de bolinhos de feijoada e quatro cervejas da marca brasileira Colorado (600 mililitros). Quem desejar, poderá pedir ainda pratinhos e talheres descartáveis e bebidas não alcoólicas para grupos de até sessenta pessoas.
-
Torteria: essa lojinha especializada em tortas e quiches elaborou três combos para os dias de jogos. A versão apelidada de ouro combina três tortas ou quiches salgadas, cinquenta sanduíches (em dois sabores), uma torta doce e 24 cookies de chocolate da marca suíça Lindt (590 reais, para dez pessoas). Brinquedos decorativos e bandeirinhas acompanham. Pede-se para encomendar com 72 horas de antecedência.
Bons drinques para embalar
- Brahma Express: é o serviço de bar em casa da Brahma. Diversos tipos de chopeira podem ser alugados já com a quantidade certa de cerveja. Custa a partir de 10,50 reais o litro do chope claro. Recomenda-se fazer o pedido dois dias antes, pessoalmente em alguma das lojas ou pelo telefone 0300-2102222. De 1º de junho a 13 de julho, para cada 150 litros de chope comprados, o torcedor ganha um kit com seis copos estampados com as cidades-sede da Copa.
- Gelada Express: as cervejas (9,90 reais a Original de 600 mililitros) não reinam sozinhas no cardápio desta loja virtual. É possível encomendar destilados, a exemplo de vodca, uísque e tequila, além de saquê, vinho, jurupinga e energético. A seleção de extras inclui carvão, gelo, cigarro e até baralho. Há taxa de entrega de7 reais.
Açougue gourmet
- Empório No Ponto: seus cortes bovinos de qualidade, muitos deles fornecidos pelo mesmo distribuidor que abastece a premiada churrascaria Varanda, podem compor um churrasco memorável. Sempre que houver jogos do Brasil, o combo composto por uma peça de picanha mais um pacote de linguiça e seis cervejas especiais terá 10% de desconto.
- Feed: são mais de sessenta carnes nobres, extraídas do gado Bonsmara. As peças ficam expostas pelo nome dos pratos que podem compor. Entre as opções estão o ragu (na verdade, uma porção desossada e resfriada de rabada) e o braseado (o acém já cortado do jeito certo para ir à panela).