Cheiro de gás em centro de controle aéreo de Congonhas aciona bombeiros
Após vistorias e medições no local pela equipe de bombeiros do Aeroporto de Congonhas, não foram identificados vazamentos ou agentes de risco
Na tarde do último sábado (13), controladores de voo relataram um forte cheiro de gás na sala do Centro de Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP), localizado no Aeroporto de Congonhas e responsável por monitorar pousos e decolagens nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Aena, concessionária que administra o Aeroporto de Congonhas, foram imediatamente acionados o Serviço de Combate a Incêndio, PAPH, bombeiros externos, o SAMU e a concessionária de gás. As equipes realizaram vistorias e medições no local em caráter preventivo.
“As avaliações não identificaram qualquer vazamento ou presença de agente que oferecesse risco à saúde humana ou à segurança das operações aéreas”, afirmou a organização.
Ainda segundo a FAB, o controle do espaço aéreo não sofreu impactos e as operações dos voos foram mantidas conforme parâmetros de segurança estabelecidos. A Aena informou que foram adotados os procedimentos previstos de contingência, como o aumento das separações entre pousos e decolagens. A situação foi normalizada no próprio sábado, com o restabelecimento da rotina operacional do APP-SP.
De acordo com os bombeiros, não se tratou de vazamento de gás, mas de uma possível ocorrência pontual relacionada ao sistema de esgoto e/ou de climatização.
A VEJA SÃO PAULO tenta contato com os aeroportos de Guarulhos e Viracopos.





