Avatar do usuário logado
OLÁ,

Conheça os arquitetos e designers estreantes da CASACOR 2024

Elenco tem 21 nomes que participam do evento pela primeira vez neste ano, como o caso de Gabriel Rosa, com apenas 22 anos

Por Mattheus Goto
24 Maio 2024, 09h00
Ambiente do Sala2 Arquitetura: tapetes com trançado de palha da Leva Oficina trazem aspecto artesanal
Ambiente do Sala2 Arquitetura: tapetes com trançado de palha da Leva Oficina trazem aspecto artesanal (MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após publicidade

A cada ano, a CASACOR, maior evento de arquitetura de interiores das Américas, mostra o que há de novidade no setor. Com setenta ambientes no Conjunto Nacional, a edição paulistana deste ano contempla projetos de arquitetos consagrados, mas tem um olhar especial para novos nomes. Essa preocupação faz parte de um programa inclusivo que busca diversificar o elenco. “Iniciamos essa agenda em 2021, com o intuito de receber profissionais que não eram reconhecidos”, diz o diretor-geral, André Secchin.

Em 2024, a lista de estreantes tem 21 projetos. Eles são assinados por Letícia Granero, Fragmento Arquitetura, Gabriel Rosa, Studio Marca, Kesley Santiago, Mandril Arquitetura, Carol Miluzzi e Willian Vasconcelos, Monik Santos, Sala2 Arquitetura, LP+A, Adriana Farias, Daniela Funari, Panapaná Arquitetura, Marina Salomão, Laura Rocha, Red Square, Rodolfo Consoli, Renata Guastelli e Renata Patelli, Blaia e Moura Arquitetos, Romário Rodrigues e o trio Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig.

Sob o tema De Presente, o Agora, os ambientes refletem sobre o futuro do morar pela perspectiva da ancestralidade. No espaço do Sala2 Arquitetura, que celebra 10 anos do escritório, esse retorno às origens fala dos antepassados indígenas. “O painel de madeira no teto cria a forma de oca, e os pontos de cor vermelha foram adotados em referência à tinta do urucum, utilizada pelos povos originários”, explica a sócia-diretora Vanessa Martins. A sala de estar ainda apresenta a original luminária Baile, da Cultivado em Casa, inspirada no folclore brasileiro, numa clara referência ao maracatu

+ Cine Vista exibe lançamentos e filmes aclamados em sessões ao ar livre

Atmosfera acolhedora: projeto de Willian Vasconcelos e Carol Miluzzi lembra clima de casa de família, com lareira e objetos afetivos
Atmosfera acolhedora: projeto de Willian Vasconcelos e Carol Miluzzi lembra clima de casa de família, com lareira e objetos afetivos (MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para Carol Miluzzi e Willian Vasconcelos, a leitura do tema foi pelo viés das memórias afetivas. “Trouxemos toalhas de crochê, com bordados como os das nossas avós, e temos um foco na cozinha, uma parte sagrada da casa, como herança da minha família italiana e da família mineira do Willian”, diz Carol.

Outros destaques do projeto são as peças do antiquário de Arnaldo Danemberg, a base da lareira, desenhada pelo designer Gustavo Neves e feita com biorresina mineral, e o papel de parede criado pela artista francesa, radicada no Rio de Janeiro, Dominique Jardy, cujos traços adornam paredes do icônico hotel Copacabana Palace.

Os novatos também chamam atenção pelos feitos notáveis. O escritório Fragmento Arquitetura desenhou um espaço com inspiração em adegas subterrâneas, ocupado pelo Bardega. O ambiente de 230 metros quadrados é o segundo maior do evento e teve sua obra concluída em trinta dias.

Continua após a publicidade
Projeto de peso: a Fragmento Arquitetura levou toneladas de pedra ao Conjunto Nacional
Projeto de peso: a Fragmento Arquitetura levou toneladas de pedra ao Conjunto Nacional (MCA Estúdio/Divulgação)

Nos primeiros dias da mostra, os arquitetos Rudolf Riederer, Stephanie Lavos, Felipe Alves e Andresa Frutuoso contam que os visitantes ficaram surpresos com a execução rápida do projeto, que incluiu um gazebo, uma estrutura que tampa a escada rolante do prédio e a aplicação de dezenove toneladas de pedras de revestimento nas paredes e no piso.

No caso de Gabriel Rosa, a conquista se deve ao fato de ser o mais jovem na lista. Com apenas 22 anos, o arquiteto nascido em Itapevi formou-se na faculdade no ano passado e tem escritório próprio desde 2022. “Estar na CASACOR é a realização de um sonho”, comenta. “Sempre soube que chegaria a esse lugar. Foi uma surpresa chegar tão rápido.”

Continua após a publicidade

Seu ambiente, um lavabo, evoca a ancestralidade africana e o contato com a natureza. A CASACOR segue em cartaz até 28 de julho no Conjunto Nacional.

Mais novo no elenco: Gabriel Rosa criou um lavabo aberto, com inspiração em tribo da Namíbia, com o uso de tons terrosos
Mais novo no elenco: Gabriel Rosa criou um lavabo aberto, com inspiração em tribo da Namíbia, com o uso de tons terrosos (MCA Estúdio/Divulgação)

Publicado em VEJA São Paulo de 24 de maio de 2024, edição nº 2894

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade