Com turismo efervescente e atrações em hotelaria, Salvador se torna a capital mais disputada deste verão
Cidade se prepara para bater recorde com 3,6 milhões de visitantes na temporada
Todo o esplendor da Baía de Todos-os-Santos está à espera dos turistas ávidos por visitar Salvador, primeira capital do Brasil e a mais fervilhante do momento, que espera receber 291 200 turistas para as festividades de Natal e réveillon. Para toda a temporada de verão, a projeção é de recorde: 3,6 milhões de visitantes, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), um crescimento de 15% em relação ao ano passado. Quem cruzar o bambuzal na saída do aeroporto estará passando um verdadeiro portal da alegria.
Salvador está pronta para receber os turistas, com investimentos em hotelaria, gastronomia e nas artes. “As pessoas estão se organizando mais cedo com hospedagem e passagens e isso dá resultado: a cidade é um dos destinos mais procurados do país”, aponta Ana Paula Matos, vice-prefeita e responsável pela Secult. Colorida, vibrante e alegre, Salvador tem atraído um número cada mais maior de paulistanos, que não só curtem seus encantos, mas também investem em novos negócios na capital baiana.
É o caso da histórica Rua Chile, que hoje reúne alguns dos rooftops mais extraordinários do Brasil. Entre eles, do Palacete Tira-Chapéu (concebido em 1914), complexo de eventos e experiências gastronômicas criado pelas mãos do empresário mineiro, radicado em São Paulo, Marcelo Magalhães, diretor-executivo do empreendimento. “O projeto de renovação do palacete nasce do espírito empreendedor de construir algo a longo prazo”, afirma.
Um tremendo sucesso que completa um ano e três meses de sua abertura e se prepara para seu primeiro réveillon. Quem está com seis operações na cidade é a chef Preta, a mais festejada do momento. “Minha cozinha é um gesto de acolhimento que vira comida”, explica.
Hospedagens e rooftops em Salvador
Na Rua Chile, todos os rooftops levam ao azulão da Baía de Todos-os-Santos. É um deslumbramento de vista, de dia, de tarde e de noite. Vindo da Praça Castro Alves, o primeiro é o do Hotel Fasano Salvador, onde funcionava a antiga sede do jornal A Tarde. No térreo do hotel está o restaurante Gero.
sorvete de rapadura do Gero, no Fasano Salvador, (Bruno Geraldi/Divulgação)
O segundo, quase em frente, é o novíssimo Gorges, um prédio dos anos 1950 que passou por um retrofit e oferece doze suítes presidenciais assinadas por renomados escritórios de arquitetura e decoração da Bahia. Cada uma num estilo, todas lindíssimas e debruçadas sobre o mar. No rooftop do Gorges fica o delicioso Peixe Voador, da chef Preta.
Mais à frente está o Fera Palace Hotel, com uma piscina deliciosa que acaba na baía. Quase chegando no Elevador Lacerda, avista-se o Palacete Tira-Chapéu, que no topo abriga o restaurante Pala 7, comandado pelo chef Claude Troisgros. São quatro terraços inigualáveis.
Confira onde comer em Salvador
Confira passeios em Salvador
*A redatora-chefe Alice Granato viajou a convite do Palacete Tira-Chapéu





