Vacinação contra Influenza será intensificada durante o outono em SP
Vírus é mais frequente em períodos frios e chuvosos

O estado de São Paulo vai reforçar a vacinação contra a Influenza na primeira quinzena de abril, com o objetivo de frear o aumento de casos durante o outono. A campanha busca reduzir a incidência do vírus, que costuma circular com maior intensidade devido às condições climáticas mais frias e chuvosas, características do outono e inverno.
Na última sexta-feira (21), o estado recebeu 1.018.360 doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde. Em 2025, até o dia 20 de março, foram registrados 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Influenza no estado, uma redução significativa em relação a 2024, que, no mesmo período, havia registrado 822 casos.
Desde 2025, a imunização contra a gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre 6 meses e 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, a vacina é recomendada para grupos de risco, como pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, indígenas, entre outros, que podem apresentar complicações mais graves da doença.
Transmissão
A transmissão do vírus influenza ocorre principalmente pelo contato direto entre pessoas, quando um indivíduo infectado libera gotículas ao falar, tossir ou espirrar. Essas partículas podem atingir a boca, o nariz ou serem inaladas por pessoas próximas. Em algumas situações, a transmissão pode ocorrer pelo ar, caso partículas menores permaneçam suspensas e sejam inaladas a distâncias superiores a um metro.