A capital paulista e outras 49 cidades (veja a lista abaixo) do estado de São Paulo irão receber doses da vacina Qdenga, contra a dengue. A nova lista de municípios contemplados foi confirmada pelo Ministério da Saúde através de uma nota técnica nesta quinta-feira (28).
Na primeira etapa da imunização, 521 cidades receberam as doses, entre elas onze de São Paulo (Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis), todas da região do Alto Tietê.
Agora, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fará a redistribuição de doses não utilizadas pelos municípios inicialmente contemplados, que vencem no dia 30 de abril, para a capital.
Os outros municípios paulistas devem aguardar o repasse de novas doses. O Ministério da Saúde já recebeu uma nova remessa da Qdenga, com 930 000 doses, que devem ser distribuídas em abril.
Confira a nova lista de municípios de São Paulo que receberão a vacina contra a dengue:
Americana, Artur Nogueira
Bady Bassitt, Bálsamo
Campinas, Cedral, Cosmópolis, Cravinhos
Guapiaçu, Guatapará
Holambra, Hortolândia
Jaguariúna, Jardinópolis
Ibirá, Icem, Indaiatuba, Ipiguá, Itatiba
Luis Antonio
Mirassol, Mirassolândia, Monte Mor, Morungaba
Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Nova Odessa
Onda Verde, Orindiúva
Palestina, Paulínia, Paulo de Faria, Pedreira, Potirendaba
Ribeirão Preto
Santa Bárbara d’Oeste, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio de Posse, São José do Rio Preto, São Simão, São Paulo, Serrana, Serra Azul, Sumaré
Tanabi
Uchoa
Valinhos, Vinhedo
Quem pode receber a vacina da dengue
Podem se vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações pela doença. No entanto, diante do número limitado de doses, o Ministério da Saúde orientou que a vacinação fosse iniciada em crianças com idades entre 10 e 11 anos.
O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Até a última sexta-feira (16), o estado de São Paulo já havia registrado mais de 50 mil casos de dengue e 15 mortes.