Avatar do usuário logado
OLÁ,

Três médicos de SP integram ranking de cientistas mais influentes do mundo

Os médicos Rodrigo Oliva Perez, Angelita Habr-Gamam e Ricardo Cohen atuam no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jul 2025, 17h53 - Publicado em 16 jul 2025, 16h53

Três médicos brasileiros que atuam no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da capital paulista, entraram no ranking Top 2% Scientists da Universidade de Stanford com a Elsevier, que avalia a influência de cientistas do mundo inteiro.

A seleção é baseada em indicadores como número de citações, índice h (h-index) e o impacto relativo de suas publicações científicas.

Entre eles, está o médico cirurgião Rodrigo Oliva Perez, referência em coloproctologia e intestinos. O especialista atua no Centro Especializado em Aparelho Digestivo do HAOC, além de ser médico associado na Beneficência Portuguesa de São Paulo e um mais citados internacionalmente na área, especialmente pela contribuição com a cirurgia gastrointestinal.

Ele é formado pela USP, onde também obteve o título de doutor e pós-doutorado em cirurgia com foco em câncer de reto, e atualmente serve como editor-chefe da revista cientifica internacional Techniques in Coloproctology da editora alemã Springer.

Com mais de 170 artigos publicados, uma de suas produções mais relevantes é um estudo multicêntrico que compara esquemas de quimioterapia para o tratamento do câncer retal distal, buscando alternativas mais eficazes e menos tóxicas.

Continua após a publicidade

Também na lista, está Angelita Habr-Gama, cirurgiã coloproctologista do mesmo centro especializado de Rodrigo. Ela foi pioneira na criação da disciplina na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Com mais de seis décadas dedicadas à medicina, soma mais de 300 artigos científicos publicados em periódicos indexados no PubMed. Entre suas maiores contribuições está a estratégia “Watch and Wait”, proposta em 1991, que revolucionou a conduta em casos de câncer de reto. Ainda foi laureada com a Medalha Bigelow em Boston, nos Estados Unidos, em 2023, e é membro honorária de sociedades cirúrgicas no EUA e na Europa.

Outro brasileiro no ranking é o head do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ricardo Cohen, que conquistou reconhecimento internacional por sua atuação na cirurgia bariátrica e metabólica.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.