Avatar do usuário logado
OLÁ,

Transmissibilidade da Covid-19 cai em SP após quarentena

Diretor do Instituto Butantan aponta resultados positivos com a diminuição da circulação de pessoas. SP conta com 1 223 casos confirmados

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 27 Maio 2024, 18h30 - Publicado em 27 mar 2020, 17h06
Governador João Doria durante coletiva de imprensa (Governo de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

O médico Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (27) que a transmissibilidade da Covid-19 caiu no estado de São Paulo após as medidas de contenção.

De acordo com o especialista, antes uma pessoa infectada em SP tinha capacidade de levar a doença para até cinco outros indivíduos. Após as medidas de contenção anunciadas no dia 16 de março, o quadro melhorou. “No dia 20 essa transmissibilidade já tinha reduzido de um pra três [uma pessoa transmite para três]. No dia 25, que foi a última vez que fizemos essa modelagem, era de um para 2,5. Estamos observando uma queda que resulta do afastamento social”, disse o médico.

+ Assine a Vejinha por 19,90 mensais.

A coletiva ocorreu no Estádio do Pacaembu e contou com a presença também do governador João Doria e do prefeito Bruno Covas (PSDB), que falaram sobre os hospitais de campanha que estão sendo montados na capital paulista: no próprio estádio e também no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Doria anunciou que o governo estadual realizará na segunda (30) um repasse de 50 milhões de reais para a gestão municipal, para investimento nas instalações. Os valores que serão disponibilizados para todos os 645 municípios do estado são de 309 milhões de reais para o enfrentamento da pandemia. Somados, os complexos do Anhembi e do Pacaembu contarão com 2 000 leitos exclusivos para os pacientes com a Covid-19. Outros 100 leitos serão disponibilizados no Hospital do M’Boi Mirim. Além disso, 725 leitos serão construídos em outras instituições públicas paulistanas.

Continua após a publicidade

Segundo o balanço divulgado pelo Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, o estado conta com 1 223 casos confirmados, um aumento de 14% em relação ao dado divulgado na quinta (26). O número de óbitos é de 68.

 

Publicidade