Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

São Paulo terá o primeiro hospital inteligente do Brasil

Unidade hospitalar será instalada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Por Mirela Costa
4 set 2025, 19h16
hospital
Hospital integrará atendimentos primários até serviços de emergência (Paulo Pinto/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

A capital paulista receberá o primeiro hospital público inteligente do Brasil, o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (4), na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Durante reunião de início da implantação da unidade hospitalar, Padilha detalhou que o ITMI-Brasil terá 800 leitos dedicados à emergência de adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia, terapia intensiva e outras urgências. 

Com início das atividades previsto para o final de 2027, o hospital será instalado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e prevê um edifício de 150 mil m².

Hospital inteligente

“O hospital inteligente permitirá integração com a rede de atenção em todas as etapas — da atenção primária até os serviços de urgência e emergência — garantindo cuidado mais rápido, eficaz e humano. É a tecnologia a serviço do SUS, do médico ao paciente, da formação profissional à assistência”, afirmou o ministro Padilha. 

O ITMI-Brasil contará com tecnologias como inteligência artificial, ambulâncias conectadas em 5G e telessaúde, com o objetivo de reduzir o tempo de atendimento em casos graves de até 17 horas para apenas 2 horas. Além da diminuição do tempo, o foco será a eficiência operacional e a regulação inteligente de leitos.

Continua após a publicidade

O hospital também atuará como centro de pesquisa, inovação e formação de profissionais em áreas como saúde digital, telessaúde, inteligência artificial, engenharia clínica e segurança cibernética. O projeto, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, a USP e o governo de São Paulo, contará com investimento de US$ 320 milhões do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB-Brics), que será solicitado ao banco dos Brics.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês