Avatar do usuário logado
OLÁ,

São Paulo pode imunizar crianças a partir do dia 14, diz Ministério

Previsão é que primeiro lote de versão pediátrica das vacinas desembarque em Viracopos no dia 13

Por Clayton Freitas
Atualizado em 5 jan 2022, 18h38 - Publicado em 5 jan 2022, 18h33
A imagem mostra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, usando máscara e gesticulando durante entrevista
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Veja SP)
Continua após publicidade

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (5), o Ministério da Saúde informou que se o estado de São Paulo poderá iniciar a imunização de crianças de 5 anos a 11 anos contra a Covid-19 já a partir do dia 14 deste mês, na sexta-feira da próxima semana.

A confirmação só será feita se o primeiro lote de imunizantes da versão pediátrica da vacina da Pfizer desembarcar na data prevista no aeroporto de Viracopos, em Campinas (interior de São Paulo), no dia previsto, 13 deste mês.

“A expectativa é que o voo chegue no dia 13 em Viracopos. Pegando a experiência das doses adultas, em 24 horas estaria liberado então para estados e municípios. São Paulo, por exemplo, onde chegariam as doses, poderia começar a vacinação no próprio dia 14”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

+Doria diz que plano prevê vacinar crianças de 5 a 11 anos em três semanas

Apesar de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter autorizado o uso do imunizante desde o dia 16 de dezembro, somente nesta quarta-feira, 20 dias depois, a vacinação de crianças dessa finalmente incluída no PNI (Plano Nacional de Imunizações).

Inicialmente serão recebidas 3,7 milhões de doses, de um total previsto de 20 milhões de doses.

Continua após a publicidade

Como a quantia é menor do que o necessário, a vacinação começará por faixa etária decrescente, com prioridade para as crianças possuem comorbidades ou deficiências permanentes. Além disso, ficou estabelecido o intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose. Atualmente o intervalo da vacina da Pfizer para adultos é de 21 dias entre as doses.

Ao incluir o imunizante, o Ministério da Saúde também abriu mão de exigir um relatório médico para que a criança possa se vacinar.

+Exame aponta tripla infecção em paciente: Covid, Influenza e resfriado

Publicidade