Avatar do usuário logado
OLÁ,

Quase 14% dos paulistanos já foram contaminados pela Covid-19

Mais pobres infectam-se seis vezes mais que os mais ricos, diz estudo

Por Agência Brasil
Atualizado em 27 Maio 2024, 17h33 - Publicado em 17 set 2020, 18h31
Protegidos com máscaras por causa da pandemia do coronavírus paulistanos caminham na Avenida Paulista,
Protegidos com máscaras por causa da pandemia do coronavírus paulistanos caminham na Avenida Paulista (Guilherme Gandolfi/ Fotos Públicas/Divulgação)
Continua após publicidade

Cerca de 1,64 milhão de pessoas na cidade de São Paulo – 13,9% da população total – já foram infectadas pelo novo coronavírus. Este foi o resultado da quinta fase do inquérito sorológico feito pela prefeitura, que testou 5 700 pessoas adultas em todo o município.

O estudo mostrou que a contaminação é seis vezes maior entre os mais pobres que entre os mais ricos. Entre as classes D e E, o percentual de contaminação ficou em 18,7% e, nas classes A e B, em 3,1%. A contaminação é também acima da média entre os negros (17,4%). Entre as pessoas brancas, o percentual é de 10,7%.

Apesar da grande diferença, foi constatado aumento do índice de pessoas que tiveram contato com o vírus na parte centro-oeste da cidade, onde ficam alguns dos bairros mais ricos do município. O percentual subiu de 5,2%, na etapa anterior da pesquisa, para 10,3%. O extremo leste tem, no entanto, o maior percentual de contaminados (19,6%), seguido pelo extremo sul (15,1%).

A possibilidade de trabalhar em casa apareceu como uma forma de proteção em relação ao vírus. Entre os que ficaram em regime de teletrabalho, o percentual de contaminação ficou em 7,2% e, entre os que tiveram que sair para trabalhar, em 18,9%. Os desempregados apresentaram percentual de 14,9% de contaminação pelo vírus.

A maioria das pessoas que teve contato com o vírus, mesmo tendo anticorpos, não apresentou sintomas, totalizando 61,8% de assintomáticos.

Continua após a publicidade

O último boletim divulgado pela prefeitura da capital paulista registra 18 900 mortes suspeitas ou confirmadas pela Covid-19.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicidade