O papa emérito Bento XVI morreu na manhã deste sábado (31), aos 95 anos, em um antigo convento no Vaticano, onde vive desde 2013. “É com pesar que informo que o papa emérito Bento XVI morreu hoje às 9h34 (5h34 no horário de Brasília) no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, anunciou o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.
+ A emocionante despedida da filha de Pelé
O alemão apresentou uma piora repentina em seu estado de saúde nesta semana. Na sexta-feira (30), o Vaticano disse que sua condição era grave, mas estável.
Bento sofria de Parkinson e, segundo reportagem de VEJA de junho de 2018, já sentia os sinais da doença quando renunciou.
O corpo será velado na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira (2) e o funeral será presidido pelo papa Francisco na Praça São Pedro na quinta-feira (5).
Nascido em 16 de abril de 1927, o alemão Joseph Ratzinger foi escolhido papa em abril de 2005 para suceder João Paulo II. Exerceu a função por oito anos e renunciou em 2013, alegando problemas de saúde, tornando-se o primeiro papa a abrir mão do cargo em 600 anos de história da Igreja Católica.
+ Mãe de Pelé completou 100 anos ao lado do filho e recebeu homenagem; veja
Seu pontificado foi marcado pela abordagem de casos de abusos sexual e o escândalo Vatileaks.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.