A cantora Cynara, do Quarteto em Cy, morreu nesta terça-feira (11) no Rio de Janeiro, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Ela integrou o grupo de 1964 junto das irmãs Cyva, Cylene e Cybele.
Cynara estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, se recuperando de complicações que teve após quebrar o fêmur em um acidente e passar por uma cirurgia na semana passada. Ela também tratava uma pneumonia.
O grupo divulgou uma nota de falecimento pelas redes sociais. “É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje”, diz o texto.
“Foi uma jornada musical incrível, muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado pra ela. Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco, quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius) e duas irmãs em Cy (Cyva e Cilene). Muito obrigado pelo carinho”, completa o comunicado.
Nascida em Ibirataia, na Bahia, Cinara de Sá Leite Faria, a Cynara, foi ao Rio de Janeiro com as irmãs quando ainda eram jovens para realizar o sonho de serem cantoras. Juntas, fundaram o grupo e chamaram a atenção de grandes nomes da música, como Vinicius de Moraes, logo no começo da carreira. Elas gravaram músicas de Vinicius, Dorival Caymmi, Chico Buarque, entre outros.
Cynara também se apresentou, a partir de 1967, exclusivamente com a sua irmã Cybele, como uma dupla.